Rio Grande - Segunda-feira, 20/11/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Geral 06/07/2007

Sessão ocorreu em Pelotas durante a realização da 15a Fenadoce

Silvicultura e fruticultura dominaram os debates na interiorização da Assembléia

A segunda interiorização da Assembléia Legislativa e o debate sobre novas alternativas de desenvolvimento sustentável realizado na manhã de ontem pelas comissões de Agricultura, Economia, Finanças e Serviços Públicos foram avaliadas como positivas e enriquecedoras pelos deputados e representantes de entidades de Pelotas e região. O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Frederico Antunes (PP), afirmou que a Casa está tendo mais uma vez a oportunidade de interiorizar seus trabalhos com sucesso.
Antunes destacou a presença dos deputados, lideranças e de representantes de entidades que fizeram suas manifestações e reivindicações para o desenvolvimento da Metade Sul. “É fundamental essa interatividade, para que possamos expor nossos trabalhos e receber propostas construtivas e enriquecedoras da comunidade”, disse.
O prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior (PP), reconheceu a importância de receber o Legislativo, especialmente no momento em que o município comemora 195 anos e sedia a 15º edição da Fenadoce. “Isso enobrece a nossa terra e a nossa gente”, ressaltou.
Na avaliação do presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento, deputado Nelson Härter (PMDB), essa é a oportunidade de aproximar a Assembléia do cidadão e ouvir as reivindicações das lideranças comunitárias. Segundo ele, na região há em torno de 2 milhões de hectares que poderão ser utilizados para a silvicultura e fruticultura, diversificando a agricultura. “Temos legislação vigente, tecnologia e manejo adequado. O que nos falta é apoio político para que essas atividades sejam transformadas em benefícios e desenvolvimento para a Metade Sul”, observou Härter.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito (PP), comentou que o órgão técnico tem oferecido espaço para a discussão do desenvolvimento sustentável e buscado junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente informações e esclarecimentos sobre novas culturas, como a silvicultura. “Aqui poderemos ter alguns avanços relacionados ao plantio de árvores como pinus, eucaliptos e acácias, entre outras, a partir de licenciamentos que devem ocorrer com maior agilidade pela Fepam”, assinalou.
O diretor da Federarroz na região, Luiz Osório Rechsteiner, da mesma forma, elogiou a iniciativa da Assembléia. Segundo ele, a região necessita urgentemente diversificar a economia. “O arroz é a única cultura de volume dos municípios do sul do Estado, por isso é preciso apostar em outras culturas para aumentar a rentabilidade de nossos municípios”, opinou.
Compartilha da mesma posição o presidente da Associação dos Agrônomos de Pelotas, Humberto Alves. “Estamos preocupados em diversificar a matriz produtiva do Rio Grande do Sul, especialmente na região” revelou. “Desta forma, também apoiamos eventos como esse, que são promovidos pelo Parlamento. Poderemos ter um processo racional por meio de uma cadeia sustentável, quando conseguirmos integrar os poderes públicos e privados, as entidades ligadas à pesquisa e ao ensino”, salientou.



18/07/2007
- Legislativo entra em recesso
- Atlântico Sul Venda das faculdades deverá ser explicada
- Inter recebe o Corinthians no Beira-Rio
- Fecomércio-RS inicia gestão 2007/2010 apostando no fort...
- Banrisul já antecipou mais de 20 mil restituições do IR
- Consulta popular não será de faz-de-conta
- 5ª Conferência Municipal da Saúde começa amanhã
- 29ª Fearg/12ª Fecis apresentam as novas embaixatrizes c...
- Bairros Empossada nova diretoria do São José Operário
- Banco do Brasil promoverá concurso para escriturário

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande