Rio Grande - Domingo, 24/09/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Geral 30/06/2007
Estado - Lançada oficialmente a Frente pela Harmonia entre Pescadores e Surfistas

O lançamento oficial da Frente Parlamentar pela Harmonia entre Pescadores e Praticantes de Esportes Náuticos aconteceu na quinta-feira, 28, na Assembléia Legislativa. Grande número de pessoas presenciaram as atividades que estão dando início à luta que pretende acabar com as mortes por afogamento em redes de pesca no Rio Grande do Sul. Surfistas, deputados, entidades, parentes das vítimas, empresários e representantes do Ministério Público estiveram no evento que promoveu as ações já realizadas pela Frente Parlamentar, também com a possibilidade de se manifestar.
Na abertura, o deputado Sandro Boka apresentou um dossiê com as leis acerca do tema, matérias de jornais gaúchos que registraram as mortes e atuações penalizando, ou elogiando municípios litorâneos e suas áreas para a prática de esportes. Também ressaltou os importantes apoios recebidos com a adesão da deputada federal, Mabuela D’Ávila, do Ministro do Esporte, Orlando Silva, do Procurador-Geral de Justiça do Estado, Mauro Henrique Renner e da governadora Yeda Crusius que assegurou a formação de um Grupo de Trabalho para aprimorar a legislação existente, propondo adequações e melhorias que assegurem segurança aos praticantes de surf e outros esportes náuticos.
Presente ao lançamento, o presidente da Assembléia, deputado Frederico Antunes (PP), elogiou a atuação de Boka que trata do assunto com conhecimento de causa por ser o único deputado estadual surfista do Brasil, além e ter agregado à sua causa, a somatória de trabalhos referentes às áreas de surf, realizados anteriormente por outros parlamentares. ”Devemos nos mobilizar para que toda a sociedade, juntamente com as esferas de poder municipal, estadual e federal façam sua parte”, disse Frederico.
Representando os surfistas, o presidente da Federação Gaúcha de Surf (FGS), Orlando Carvalho, defendeu que se criem alternativas para a pesca artesanal, que ofereçam uma vida melhor aos pescadores de beira de praia.
Maria Catarina Belmonte Mello, mãe de Pablo Mello, falecido em Nova Tramandaí, atribuiu ao descaso a causa das mortes. Conforme ela, as praias gaúchas não têm demarcação nem fiscalização. “Nosso mar merece maior atenção!”, afirmou.
A Frente Parlamentar pela Harmonia entre Pescadores e Praticantes de Esportes Náuticos foi criada com o objetivo de dar continuidade às discussões e cobrar maior empenho na fiscalização de redes de pesca em local impróprio e sem sinalização. No Rio Grande do Sul ocorreram mais de 40 mortes por afogamento em redes desde 1980



18/07/2007
- Legislativo entra em recesso
- Atlântico Sul Venda das faculdades deverá ser explicada
- Inter recebe o Corinthians no Beira-Rio
- Fecomércio-RS inicia gestão 2007/2010 apostando no fort...
- Banrisul já antecipou mais de 20 mil restituições do IR
- Consulta popular não será de faz-de-conta
- 5ª Conferência Municipal da Saúde começa amanhã
- 29ª Fearg/12ª Fecis apresentam as novas embaixatrizes c...
- Bairros Empossada nova diretoria do São José Operário
- Banco do Brasil promoverá concurso para escriturário

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande