Rio Grande - Sábado, 22/07/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Geral 27/06/2007

Artista teve a idéia na edição passada

Bonecas gigantes divulgarão a 29ª Fearg/Fecis

Uma grande atração é o que promete ser as sete bonecas gigantes que representarão a 29ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e 12ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis). Com aproximadamente 2,20 de altura cada boneca representará uma das etnias homenageadas pelas feiras que este ano têm como tema "Nossa Feira, Nossa Terra, Nossa Gente".
De acordo com o escultor e artista plástico rio-grandino, Guilherme Muller, a idéia das bonecas surgiu na edição passada dos eventos, quando ele participava como expositor. "Pensei em um primeiro momento em fazer bonecos como os apresentados no Carnaval de Olinda, só que eu queria uma figura que pudesse interagir mais com o público e que tivesse movimento. Então inventei mecanismos e uma massa para dar maior realidade aos bonecos", salienta o artista.
Após ter a idéia ele apresentou o projeto a organização da Fearg/Fecis que autorizou a sua conclusão. A partir daí o artista iniciou uma pesquisa sobre as etnias colhendo informações em livros, na Internet e das próprias entidades representantes das etnias. Posteriormente, ele iniciou o trabalho pelas cabeças das bonecas, a parte mais difícil, já que foi necessário esculpir os rostos de acordo com as características apresentadas por cada etnia, o que levou 60 dias. Entre as etnias homenageadas estão: africana, alemã, árabe, italiana, polonesa, portuguesa e gaúcha.
A parte do corpo será feita com um revestimento especial e depois receberá a roupa que está sendo confeccionada por uma costureira que trabalha com Muller. As roupas foram desenhadas pelo próprio artista que as baseou em suas pesquisas. Para conseguir confecciona-las de acordo com o projetado foi necessário comprar tecidos em Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. As bonecas deverão estar prontas em 10 de julho.
Conforme a vice-presidente das feiras, Ivone da Rosa, as bonecas funcionarão como segundas embaixatrizes culturais, dando maior destaque as feiras. "Elas serão usadas em todas as divulgações anteriores ao início das feiras. Além disso, participarão das atividades das etnias durante os eventos e estarão a disposição do público para tirarem fotos", observa a vice-presidente. As bonecas estão sendo realizadas através de uma parceria onde as feiras subsidiaram 70% do valor e o restante ficou por conta das entidades representativa das etnias.
A 29ª Fearg/12ª Fecis são realizadas pela Associação das Micros, Pequenas e Médias Empresa do Rio Grande (Amperg) e promovida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através das secretarias municipais de Turismo, Esportes e Lazer (SMTEL) e de Educação e Cultura (Smec).



18/07/2007
- Legislativo entra em recesso
- Atlântico Sul Venda das faculdades deverá ser explicada
- Inter recebe o Corinthians no Beira-Rio
- Fecomércio-RS inicia gestão 2007/2010 apostando no fort...
- Banrisul já antecipou mais de 20 mil restituições do IR
- Consulta popular não será de faz-de-conta
- 5ª Conferência Municipal da Saúde começa amanhã
- 29ª Fearg/12ª Fecis apresentam as novas embaixatrizes c...
- Bairros Empossada nova diretoria do São José Operário
- Banco do Brasil promoverá concurso para escriturário

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande