Rio Grande - Domingo, 17/02/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 17/03/2003

Curso atende a 400 alunos que buscam a universidade

A garra e união de duas mulheres vencedoras na área de educação

Inovar com qualidade, superando a cada dia os obstáculos impostos pela vida é apenas algum dos objetivos que unificaram duas mulheres empreendedoras: Avani Silva Lima e Roberta Peraça Gonçalves, proprietárias do curso pré-vestibular Paulo Freire. Avani, uma carioca da gema, como ela mesmo defini-se, casada há 23 anos e mãe de dois filhos, e Roberta, uma rio-grandina também apaixonada por sua terra, casada há quatro anos, são as pioneiras de um novo conceito de ensino para alunos que anseiam uma vaga na faculdade.
As duas empreendedoras, que já trabalhavam juntas em uma instituição de ensino, contam que a idéia surgiu em 1997, buscando nos métodos do professor Paulo Freire: a essência para um ensino para pequenas turmas, pois na ocasião todos os outros cursos ofereciam aulas com um número elevado de alunos. “Queríamos fazer algo voltado diretamente para as necessidades dos alunos, com um número reduzido de vagas, pois nossa primeira instalação não era muito grande”, revela Roberta. O curso teve o primeiro endereço na rua Zaloni, onde permaneceu por cerca de dois anos, e inicialmente tendo em torno de 60 alunos, que com o reconhecimento teve este número ampliado, chegando hoje a 400 alunos. Com a grande procura, foi necessário transferir o curso para nova instalação que oferecesse melhores condições para os estudantes, na rua Major Carlos Pinto, onde está instalado até hoje. “A necessidade de ampliar o espaço físico foi imediata. Tínhamos que oferecer uma casa que coincidisse com o perfil de nossos alunos”, enfatiza Avani. Outra inovação das duas guerreiras, como podem ser definidas, foi o fato de o curso ter sido o primeiro na cidade a oferecer aulas no turno da manhã, dando uma nova opção para pessoas que já haviam se formado no ensino médio. “Estamos começando a colher os frutos dos investimentos, mas muito tivemos que trabalhar sem ganhar nada, pagávamos tudo e ficávamos somente com mais trabalho”, conta Avani. “Muitas vezes tivemos que fazer a faxina no local de trabalho, lavar paredes e pintar, a luta era nossa e abraçamos com garra nosso ideal”, diz com emoção a jovem Roberta.
Mesmo que incerto, o futuro é de muita luta para as duas guerreiras, que com passos lentos mas firmes pretendem continuar no caminho do crescimento, ouvindo a opinião de alunos e buscando o que a vontade deles evidencia. “Fazemos regularmente pesquisas com os alunos para sabermos qual a opinião sobre os mais diversos serviços oferecidos pela instituição, e nossas metas são traçadas segundo essas opiniões”, salienta Roberta, sempre mostrando que esse é o curso que tem a cara do aluno.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande