Rio Grande - Quarta-feira, 21/08/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 03/07/2002

Pioneira no município, a empresa era pequena no início da atividade e possuía somente seis funcionários

Reconhecimento à qualidade apenas fora da cidade

O empresário bageense Paulo Ricardo Alagia Silva, 35 anos, decidiu implantar em Rio Grande aquela que é considerada uma das mais conceituadas empresas de manutenção do Brasil. Às vésperas de completar dez anos, a Eletrotec Materiais Elétricos Ltda possui clientes de grande porte espalhados por sete estados e figura como a sexta melhor empresa na área no país, segundo votação de uma das principais publicações do gênero. Na cidade de sua sede, porém, esse reconhecimento ainda não veio.
A empresa foi inaugurada em Caçapava do Sul, terceirizando a área de elétrica da Companhia Brasileira do Cobre (CBC). Com o objetivo de entrar no mercado da Grande Porto Alegre, Silva resolveu ampliar os serviços da Eletrotec; a empresa passou a atuar também no ramo de equipamentos de alta tensão e automação industrial. “O mercado próximo à Capital era bastante promissor, mas não sabíamos se a empreitada daria certo”, recorda ele.
O “tiro no escuro” acabou dando certo. A qualidade dos serviços passou a atrair empresas de todo o Estado, mas na Zona Sul a procura era mais expressiva. Visando à proximidade com seu maior mercado, o empresário transferiu a sede para Rio Grande, em 1997.
Pioneira no município, a empresa era pequena, nos seus primórdios; possuía somente seis funcionários revezando-se entre as atividades de projeção, montagem, instalação e manutenção dos equipamentos nas fábricas. Atualmente o volume de serviço é muito grande e o corpo de funcionários varia entre 25 e 130 pessoas, nas melhores épocas. Há procura em diversas cidades do Nordeste e Sudeste. “Rio Grande é sazonal. Por isso, geralmente em período de inverno atendemos fora da cidade”, explica Silva, que vê a concorrência como algo difícil, considerando o fato de grande parte dela vir de fora da cidade. “São empresas de igual porte ao nosso, mas talvez por virem de longe, garantem nome no mercado. É preciso que os rio-grandinos acreditem nas empresas de sua própria cidade”, argumenta. “Não é preciso buscá-las fora daqui. Nós, por exemplo, somos reconhecidos fora, mas por poucos em Rio Grande”.
O empresário mantém a companhia em sociedade com a esposa, Milene, e atribui o sucesso à busca constante pela qualidade e ao convívio harmônico com os funcionários. “Buscamos a tecnologia de ponta, o que há de inovador no mercado, e nosso corpo técnico é totalmente especializado. Temos um estilo diferente de convivência dentro de uma empresa; todos têm voz ativa, todos opinam, não há um assunto sobre o qual não se fale em grupo”, afirma.
Técnico em Eletrônica e instrumentista, Silva não possui curso superior. Mesmo assim, ministra palestras em diversas instituições de ensino. Ele já falou a estudantes da área na Furg, CTI, UCPel, PUC-RS e Unisinos, entre outras. “Aconteceu tudo muito rápido e não encontrei tempo para estudar; mas pretendo cursar algo em um futuro próximo”, projeta. O crescimento de sua empresa não pára, e, dentro de três meses, a Eletrotec terá uma filial em Pelotas. O posto avançado vai atender a um dos principais focos de serviço no Estado, a Brasil Telecom, e empresas em Candiota. “É preciso ambição e vontade de trabalhar. Tenho 35 anos e, ao completar 45, espero estar com o dobro do que tenho”, diz o empresário.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande