Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 26/12/2005

Natural de Jaguarão, Glênio escolheu Rio Grande para criar seu negócio

Ele se considera um cidadão da Zona Sul

Rafael Silva

Mais uma vez, a trajetória de um empreendedor surpreende pela forma com que o destino vai colocando as coisas no seu devido lugar. Natural de Jaguarão, o administrador de emresas, Glênio Freitas Alves, 50 anos, passou por Pelotas e acabou vindo para Rio Grande, onde se estabeleceu. Casado e pai de três filhas, ele conquistou seu espaço e passou a trabalhar também pelo progresso da região, sendo eleito diretor da Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Rio Grande (Amperg).
Glênio saiu de sua cidade natal para estudar na Escola Técnica de Pelotas. Depois, em 1980, veio morar e trabalhar em Rio Grande. Assim, criou uma afeição muito especial pelos três municípios, o que fez ele se considerar um cidadão da Zona Sul.
Começou sua vida profissional no extinto Turin Club do Brasil, sendo, aos 26 anos, o gerente mais novo a assumir o clube em todo território nacional. “Nós prestávamos assistência mecânica, serviços de guincho, entre outros. Mas depois de 13 anos, quando o clube começou a falir, aceitei a proposta de um amigo para trabalhar nas Baterias Carioca aqui em Rio Grande”, conta.
Glênio trabalhou nas Baterias Carioca de 1988 a 1997, quando assumiu a empresa em sociedade com um colega. “A loja era especializada em baterias, mas nós resolvemos ampliá-la”, diz.
A ampliação partiu de maneira inusitada: em geral, quando o empresário quer diversificar seu negócio, precisa primeiro montar uma infra-estrutura. No caso de Glênio foi o contrário. “Nós tínhamos bastante espaço sobrando e pessoal capacitado para trabalhar. Decidimos explorar isso. Então montamos uma auto-elétrica. E mais tarde passamos a fornecer serviços de mecânica para motores pesados, a disel”, destaca.
Outro negócio de Glênio, desta vez sem sociedade, é a garagem 24h, com espaço para 120 carros, em pleno centro da cidade. Esse empreendimento possibilitou que ele ficasse mais perto de uma de suas paixões, que são os carros antigos. “Comecei fornecendo o espaço para o Veterano Car Club de Rio Grande e hoje sou vice-presidente da associação. Não possui carros antigos, mas sou um admirador”, explica.
Na visão de Glênio, que é graduado em Administração de Empresas, Rio Grande já foi uma cidade melhor para os negócios. Hoje, existem muitas dificuldades que impedem o crescimento do município. “A própria crise no setor pesqueiro prejudica muita gente. Com as empresas procurando fazer manutenção em Santa Catarina, muita gente deixa de vender. Nós, que prestamos serviços para barcos pesqueiros, somos diretamente atingidos”, lamenta.
Mesmo assim, as empresas de Glênio empregam hoje nove funcionários e o empreendedor destaca que o crescimento de sua oficina é uma tendência. “Nós procuramos sempre agregar novos serviços em função da evolução dos automóveis”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

21/11/2005
- Sucesso na comercialização de cestas decorativas

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande