Rio Grande - Quinta-feira, 19/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 21/12/2005

Almeida oferece produto de qualidade a preço baixo para driblar a crise

A concorrência é a maior aliada

Rafael Silva

Luis Fernando Almeida, 42 anos, considera que a concorrência é a maior aliada de seu negócio. Ele é produtor rural e proprietário de um açougue e mercearia. Na sua opinião, o setor primário tem sofrido muito nos últimos tempos, mas Rio Grande ainda conserva fatores que amenizam essa crise. Casado e pai de um filho, o empreendedor desta semana é presidente do Sindicato, sendo bastante engajado na busca de melhorias para o setor rural.
Almeida conta que o gosto pelas coisas do campo começou desde guri. “Comecei porque gostava e a coisa foi tomando proporções maiores. Até que aos 20 anos de idade eu assumi uma propriedade no Corredor dos Carreiros”, ressalta.
Hoje, sua propriedade tem 562 hectares e um rebanho de 430 cabeças de gado de raças variadas. Atualmente, Almeida comercializa o gado vivo. “Nós abatíamos em um matadouro da Quinta e comercializávamos a carne. Mas agora estamos vendendo o boi vivo, porque é mais negócio”, diz.
Almeida reclama que o setor primário tem sofrido muito nos últimos anos e a maneira de superar a crise foi investir no açougue e mercearia de sua família. “Ele já tem 43 anos no mercado e vem gente de toda a cidade comprar carne aqui. Do jeito que está a pecuária hoje, se não fosse o açougue não sei como seria. Ninguém sabe ao certo o que será do próximo ano, por isso temos que tomar certas medidas para continuar abertos”, lamenta.
Como diferencial para manter-se nesse mercado cada vez mais competitivo, Almeida investiu na qualidade do produto que oferece. “Além disso, uma das coisas mais importantes hoje em dia é baixar os preços. O cliente quer saber que está consumindo um produto de qualidade, mas acima de tudo ele procura preços mais acessíveis”, explica.
Um aspecto positivo de Rio Grande, na visão do empreendedor, é que o rebanho aumentou nos últimos anos. “Isso deu uma sacudida no pessoal. Mas a coisa tem que ser mais trabalhada. Nós tínhamos idéia, através do sindicato, de promover a melhoria genética do rebanho dos pequenos produtores, fazendo parcerias. Mas ainda não conseguimos tirar o projeto do papel”, diz.
Apesar da visão de mercado e o trabalho que faz pelo setor através do sindicato, Almeida leva uma vida simples. “Me criei neste bairro e quero viver aqui para sempre. O segredo da minha administração é procurar tocar os dois negócios separadamente, independentes um do outro. No momento que mistura dinheiro, a coisa não anda”, declara.
Outra dica que o empreendedor passa é não se preocupar com a concorrência. “Quero sobreviver com todo mundo na minha volta. Não quero ser o dono do mercado. Acho que a concorrência leal é bastante benéfica. Tem lugar para todo mundo. O sol nasce para todos”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

21/11/2005
- Sucesso na comercialização de cestas decorativas

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande