Rio Grande - Sábado, 20/04/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 26/11/2002

Empresa trabalha na área de pesca com grande tradição na cidade

Mantendo e expandindo os negócios da família

O rio-grandino Albano Gonçalves de Oliveira Neto, 60 anos, iniciou sua vida profissional aos 17, trabalhando como motorista na empresa que o pai mantinha em sociedade com dois familiares. Albano passou a desempenhar inúmeras tarefas dentro da firma, até culminar com a sua escolha para assumir o posto de diretor. Hoje, a Albano de Oliveira Cia. Ltda. é uma das mais expressivas indústrias de pescado da região.
“Meu pai queria que eu estudasse, fizesse faculdade. Mas meus interesses eram mesmo voltados para o trabalho”, lembra o empresário. Fundada em novembro de 1953, a empresa trabalhava inicialmente com a distribuição de peixe e cebola, além de outros legumes. Como empregado, Albano comprava boa parte dos produtos e conta que aprendeu muito na prática, “por força das circunstâncias, pois o pai já não conseguia acompanhar as atividades de uma maneira que conseguíssemos sobreviver. Foi então que ele me convidou para um cargo de maior responsabilidade”. Após assumir 30% da gerência, em 1960, começou a promover modificações significativas na firma – entre elas a sua retirada do mercado de legumes, que já não era tão rentável.
Passando a trabalhar exclusivamente no negócio de pescados, a empresa cresceu de maneira gradativa. O tio e o primo que dividiam a direção com seu pai deixaram o cargo por razões diversas, e Albano passou a administrar a empresa em sociedade com a sua esposa Cleuseara.
A estrutura da indústria é organizada. A seleção dos peixes é feita num salão juntamente com a sua classificação, realizada conforme tamanho, espécie e qualidade. A Albano de Oliveira também possui uma câmara para estocagem, três túneis de congelamento e uma sala de máquinas. Atualmente, o empresário atua em outros três segmentos: a captura dos peixes, o transporte e a pecuária.
A captura foi iniciada porque o empresário “achava uma necessidade para o andamento dos negócios”. A empresa possui barcos de pesca para oito a nove tripulantes. Quanto ao ramo dos transportes, a Albano de Oliveira disponibiliza uma frota de dois caminhões de pequeno porte e sete carretas, capazes de percorrer todo o país. “Quando viável, fazemos exportação”, diz o diretor. A pecuária foi iniciada há 20 anos, quando Albano adquiriu um campo de 175 hectares. “Aos poucos, fui me apaixonando pelo assunto”. A paixão foi intensa: o empresário hoje possui campos próprios e arrendados, onde cria gado para corte e caprinos.
Entre os quatro ramos onde atua, Albano emprega diretamente cerca de 195 pessoas. “Não faço rodízio de funcionários, todos procuramos trabalhar de forma agradável. Tem gente trabalhando conosco há mais de 48 anos”, afirma, ressaltando que a competência de sua equipe é o fator que melhor explica o sucesso. Além da esposa, os filhos Albano, Alberto e Alba Beatriz também auxiliam nas atividades, mostrando que o trabalho em família é também um aliado importante para o andamento de uma empresa.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande