Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 17/10/2005

O segredo é procurar melhorar sempre e fazer economia

É preciso aproveitar as oportunidades

Rafael Silva

O nome Paulo Renato Guerreiro de Lemos, 62 anos, já sugere alguém com um grande espírito de luta, característica fundamental para o empreendedorismo. Conforme ele mesmo relata, o sucesso nos negócios aconteceu através de muito trabalho, dedicação, e por aproveitar as “brechas” do mercado para consolidar sua empresa. Hoje, a Embrasmaq é referência na locação de máquinas para trabalhos nos setores portuário e rural. Com 29 anos no mercado, Guerreiro chegou a gerar mais de 30 empregos diretos e atualmente possui 17 funcionários.
Nascido em Rio Grande, casado e pai de três filhos, sua família veio de Mostardas para o município trabalhar como pecuaristas. Na juventude, a vida no campo não atraia Guerreiro, que se mudou para a cidade, onde completou os estudos. “Minha família sempre trabalhou no campo, e eu cresci com isso. Entretanto, nunca gostei. Depois de formado, abri meu próprio negócio, trabalhando com fornecimento de gêneros alimentícios para os navios que atracavam no porto”, conta.
Depois de alguns anos trabalhando com fornecimento, surgiu a oportunidade de entrar no ramo de locação de máquinas. “Como eu tinha uma retroescavadeira, comecei a prestar pequenos serviços dentro da cidade. Até o momento em que me convidaram para trabalhar em um navio. Acontece que eles estavam insatisfeitos com o serviço prestado por outra firma. A partir daí, comecei a crescer dentro da área portuária”, destaca.
Guerreiro conta que começou seu negócio devagar. Passou por diversas dificuldades, principalmente para entrar nesse mercado tão restrito. No início, fornecia apenas retroescavadeiras para porões de navios, depois partiu também para as empilhadeiras. “Sempre procurei diversificar, não ficar sempre no mesmo lugar. Foi essa a minha dificuldade”, diz.
Quando a estiva passou a operar as máquinas, Guerreiro decidiu que era hora de partir para outros mercados. “Comecei a vender as máquinas para comprar escavadeiras para trabalhos na agricultura. Esse era um ramo em expansão”, argumenta. Passou então a atender cidades como Santa Vitória do Palmar, Chuy, Jaguarão, Pelotas e até mesmo algumas do Uruguai, onde o plantio do arroz é forte. “São máquinas que pesam 22 toneladas, fornecidas juntamente com o operador, para serviços de grande porte, como abertura de canais, terraplanagens e construção de barragens”, explica.
Hoje, a Embrasmaq atua em diversos setores em muitas cidades. O segredo para o sucesso, Guerreiro não esconde. “Você só consegue entrar em um mercado, em função de uma falha no atendimento das outras empresas. Depois é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Sempre procurando melhorar a qualidade e diversificar”, diz.
Como conselho aos empreendedores que estão iniciando, ele afirma que é preciso fazer bem feito. Procurar sempre melhorar, aperceiçoar ao máximo. “Você tem que se adequar ao momento, dar o máximo e ainda fazer economia”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande