Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 18/11/2002
Criação de caprinos mostra-se bom negócio em Rio Grande

O Capril das Acácias comemora dez anos de existência em janeiro, atuando na criação exclusiva de caprinos leiteiros. Seus proprietários, o casal Luiz Pacheco e Lucia Marilia Mendes, mantêm o laticínio na localidade do Bolaxa, próximo ao balneário Cassino. O negócio ainda mantém sua simplicidade na estrutura e pioneirismo, e aos poucos vem conquistando as atenções e o respeito do rio-grandino.
“Há pouco menos de uma década, a região sul do Estado não tinha criadores dessa raça de animais. Começamos, então, a criá-la e buscamos desenvolvê-la ao máximo. Trazendo machos puros, temos promovido nos últimos anos o melhoramento da raça em Rio Grande”, ressalta Luiz Pacheco. Antes de trabalhar com caprinos, o empresário atuara como criador de gado Jersey. “Havia pouco espaço no sítio e sem estrutura para expandirmos os negócios”, afirma, lembrando que a criação de caprinos é muito mais simples de administrar.
O laticínio fabrica produtos diversos, como queijos, iogurte e leite pasteurizado, todos produzidos nas próprias dependências do sítio. “As instalações são adequadas e estamos aguardando a inspeção da Secretaria Municipal da Saúde para oficializá-las”, diz Pacheco. No sítio, há dois machos reprodutores e 27 fêmeas, estando 12 em fase de lactação e 15 entre novilhos e filhotes.
Dois jovens funcionários são mantidos pela empresa. Eles realizam a prestação de serviços, mas seguem com os estudos na escola. “Faço questão de ajudá-los. São rapazes oriundos da campanha e continuam estudando lá fora. Isso é muito importante, inclusive, para contribuir com o desenvolvimento do município”, comenta o produtor.
Em relação à concorrência, Pacheco diz não ter desafetos. “Somos todos colegas. Quanto mais criadores houver em Rio Grande, mais capital será gerado para a cidade, e mais difundida será a criação da raça”, declara, ao salientar que é preciso, ainda, que “as autoridades vejam com mais seriedade o que nós viemos fazendo”. O Capril das Acácias expôs animais na 28ª Expofeira, realizada de 14 a 17 deste mês. Foi a primeira vez em que a empresa participou do evento, de onde saiu com um prêmio: na categoria ovinos, até um ano de idade, venceu a cabra Kity das Acácias.
Nascido em Rio Grande há 56 anos, o microempresário foi criado em São Paulo e morou em Belo Horizonte e Porto Alegre, entre outras cidades. Mas foi na capital paulista que desenvolveu o gosto pelo empreendedorismo. Ele diz ter trabalhado, durante anos, com o empresário noturno precursor dos bailões em São Paulo. A idéia foi trazida por Pacheco para sua cidade-natal nos anos 70, onde foi facilmente aceita pelo público e disseminada por toda a região. “Fui eu que trouxe as músicas bregas para tocar nas festas de Rio Grande. Podem me culpar”, brinca.
Paralelamente às atuais atividades como pecuarista, possui vasta experiência com o jornalismo: são mais de 28 anos dedicados à radiodifusão. Atualmente Pacheco é repórter da Rádio Minuano, e combinar as duas atividades não vem sendo fácil. “Muito trabalho, muita seriedade e estar sempre à espera de um dia melhor no amanhã”. Assim, o empresário define o sucesso cada vez maior de seu empreendimento.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande