Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 25/07/2005

COMPETÊNCIA: empresário possui negócios que abrangem 24 cidades gaúchas, entre elas Rio Grande, contemplada com o PAR

Bonow é destaque na construção civil

O empresário pelotense Theo Bonow é um dos mais prósperos do setor da construção civil no Rio Grande do Sul. Seus negócios abrangem várias cidades gaúchas, entre elas Rio Grande, onde esteve semana passada para o lançamento das inscrições do Condomínio Residencial Dom Bosco, constituído de 200 apartamentos, que serão comercializados através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Além de suas atividades profissionais, Bonow é conhecido nos meios empresariais por ter presidido o Centro de Indústrias de Pelotas, Sinduscon daquela cidade (foi vice-presidente do Sinduscon-RS) e ter sido diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
O empreendedor tem 49 anos de idade. Em 1979 formou-se engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre. Já são 26 anos atuando no ramo da construção civil. Há 21 é proprietário da Construtora e Incorporadora Theo Bonow. Há cinco anos criou a Labore Engenharia, que presta serviço para a concessionária Ecosul na conservação de rodovias da região e participa de licitações, tendo sob sua responsabilidade a construção de unidades habitacionais do PAR e obras importantes, como no viveiro de plantas da Votorantim, no Capão do Leão. São obras em 24 municípios gaúchos. Somente a Labore emprega cerca de 400 trabalhadores e foi a primeira empresa da Metade Sul a obter o nível máximo de qualificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, o que permite, entre outros benefícios, realizar obras de qualidade a baixo custo e, conseqüentemente, repassar essa vantagem para os adquirentes dos imóveis.

”É PRECISO TER METAS”
Theo Bonow acredita que já foi responsável por cerca de 300 obras e salienta que suas empresas têm direcionado investimentos para a área cultural. Recentemente lançou dois livros sobre as obras de Simões Lopes Neto, distribuídas entre os estudantes da região. Também foi responsável pela reforma da casa do famoso escritor, transformada em Museu Simões Lopes Neto.
O empreendedor pelotense entende que para obter sucesso também é preciso um pouco de sorte: “É uma loteria”, diz ele, mas vai mais além. “Tem de estar preparado. Fiz muitos cursos e comecei cedo. O segredo não é só trabalhar. Precisa-se ter metas, saber o que se quer, cumprir com o que se promete. A credibilidade é tão difícil de conquistar e tão fácil de perder. São questões básicas. Não se faz uma carreira em um dia ou um ano, apenas. É uma coisa continuada”.
Em seu entendimento, “a incorporação em nossa região está um pouco fraca, mas sempre tem oportunidade”. Cita como exemplos empreendimentos importantes na Zona Sul, como do Grupo Josapar, da Votorantim e o próprio porto do Rio Grande. “Se o mercado não está bom, temos de buscar as oportunidades”, salienta ele, que somente com o PAR está construindo atualmente 576 apartamentos em Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Novo Hamburgo.
Indagado sobre a crise, responde que “isso depende do ânimo da gente, do modo de ver as coisas. No Japão consideram que a crise pode ser um problema ou uma oportunidade”. Bonow recorda que ele mesmo já enfrentou maus momentos. Como fazer para superar a crise? “Não existe opção de dar para trás. É só ver os caminhos e ir para a frente, para outro lugar. Tem de diversificar e qualificar”.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande