Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 13/06/2005



Cláudio está sempre investindo para atender as necessidades dos clientes

Arriscar e não ter medo de investir sempre foi uma característica de Cláudio Baldez Leal, 40 anos. “Acreditar no que está fazendo também garante 50% do sucesso”, acrescenta. Por isso, o bancário não se acomodou e acabou tornando-se empreendedor. É proprietário da CBL Formaturas, que a cada dia conquista mais clientes.
O trabalho ligado a foto e vídeo tornou-se uma paixão. Cláudio iniciou como videomaker em 94, quando criou a CBL Vídeo Produções, atendendo em sua própria casa. Ele mesmo captava as imagens e fazia a edição. Aprendeu tudo sozinho, bastando para isso consultar alguns manuais.
Explica que em seguida passou para a fotografia, “porque o mercado te exige. Quando as pessoas vinham procurar trabalho em vídeo já queriam fotos. Os clientes gostam de ir a um estabelecimento e encontrar de tudo. Por isso, fiz cursos de fotos de noivos, de bebês, de book. Me apaixonei e fui me especializando”.
O primeiro estúdio fotográfico surgiu no Shopping Figueiras. O serviço agradou e começou a aumentar. Começaram a contratá-lo para formaturas e Cláudio Leal resolveu abrir um negócio que abrangesse tudo: vídeo, foto e formatura. Surgiu a CBL Vídeo Produções, depois a CBL Formaturas, já na Marechal Floriano, durante três anos. Como o negócio evoluiu, há seis meses mudou-se para um prédio mais amplo, na rua General Bacelar.
A estrutura também cresceu. É tudo digital, além de contar com o apoio de um furgão Fiorino. “Quem ficar para trás, no mundo de hoje, perde mercado. O cliente exige equipamentos de ponta e qualidade”, observa.
Na parte de formatura, o empreendedor oferece de tudo, desde a toga até os quadros de mesa, individuais e de parede, canudos, convites, toda a organização, até as bandas para animarem as festividades. Ele tem dois funcionários fixos, mas nos eventos sua equipe chega a 15 pessoas, pois os demais são terceirizados. Nesse período de seis meses, Cláudio já atendeu cerca de 300 formaturas. Nesse tipo de solenidade o pagamento é parcelado em oito vezes. Na fotografia e vídeo, parcela em até quatro vezes. “Somos treinados para atender bem a todos. Nosso relacionamento é limpo, olho no olho, e conta muito o carisma que temos com as pessoas. É comum o cliente não ter experiência no evento e orientarmos de acordo com o que a pessoa deseja”, salienta ele.
Há dois anos Cláudio Leal passou a contar na empresa com o apoio da esposa Márcia, com quem está casado há 22 anos. Ela cuida da parte cadastral e de toda a organização. “É uma pessoa em quem confio. Noto que para se ter uma boa aceitação é necessário trabalhar com a família, pois são pessoas que conhecemos há muitos anos”, declara ele.
Cláudio diz que não ficará rico com esse tipo de trabalho, mas o principal para ele é ter o trabalho reconhecido. Com relação à concorrência, entende que “se trabalhar mal, meu concorrente sou eu. Os demais são colegas de trabalho”.
Nosso empreendedor enfatiza que a empresa só tem lhe proporcionado momentos gratificantes. E também algumas passagens curiosas, como a vez em que fotografou uma cerimônia de casamento num sábado. O casal brigou domingo, segunda-feira estava separado e ninguém queria pagar as fotos. Ossos do ofício.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande