Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 30/05/2005
Cristiano trabalha desde os 14 anos e hoje atua no comércio de motos

Cristiano Gonzáles Freire, ainda jovem, é proprietário de um próspero comércio de motos situado no bairro Frederico Ernesto Buchholz. A imponência do prédio construído por ele há poucos anos é o resultado de muito trabalho. Cristiano começou suas atividades profissionais quando tinha 14 anos de idade. Ninguém o obrigou. Ele simplesmente gostava de trabalhar e, com aquela idade, iniciou como ajudante numa oficina mecânica na esquina de sua casa. “Eu aprovei, porque assim ele estava ocupado e não ficava na rua. Cristiano sempre gostou e gosta de trabalhar”, observa, com orgulho, o pai Roberto Vieira Freire.
Com 18 anos o rapaz já trabalhava na empresa Moto Center, à tarde, conseguindo conciliar o trabalho com o estudo, que ele praticava na parte da manhã. Só deixou aquela empresa quando estava na iminência de servir o Exército. Foi aí que montou sua própria oficina, em 1994, voltada para motos, na rua Bolívia, junto à sua casa.
Ao mesmo tempo, o pai, Roberto, que era funcionário da farmácia dos Supermercados Guanabara e tinha o sonho de entrar no ramo farmacêutico, após aposentar-se, decidiu-se por aplicar suas economias numa loja de auto-peças ao lado da oficina do filho. “Eu via que meu filho tinha de ir ao centro da cidade para comprar as peças das motos e resolvi fazer o negócio para facilitar o trabalho dele”, conta Roberto. A iniciativa deu certo.
O negócio prosperou tanto que não demorou e a Moto Shop Peças e Acessórios estabeleceu-se em prédio especialmente construído para essa finalidade na calçada defronte, com todas as acomodações necessárias para esse tipo de empreendimento, ao invés do espaço limitado, do tamanho de apenas duas garagens.
A Moto Shop tem um salão para a venda de motos, novas e usadas, o setor de auto-peças, que hoje está sob responsabilidade da mãe de Cristiano, dona Terezinha, e a oficina, sendo que esta última pensa em desativar devido a falta de mão-de-obra qualificada para atender a clientela. Há dois anos ele colocou como sócio seu irmão Luciano, de 32 anos. Tanto no setor de motos como de auto-peças o proprietário garante que seus preços são competitivos. Este é um dos segredos para o sucesso, ainda mais de um estabelecimento localizado distante do centro da cidade, já que o bairro localiza-se na região de saída do pórtico da cidade, entre a Hidráulica e a Junção. Também destaca a importância do atendimento e das condições de pagamento.
Cristiano considera que o comércio, neste momento, “está devagar, mas andando”. Ele acredita que a tendência é das vendas continuarem boas no ramo de motos, “que cresceu bastante”. Observa que os estaleiros deverão impulsionar o comércio local. Se isso acontecer, prevê que “aumentará ainda mais o movimento”. E isso se confirmando, pensa que dará até para expandir sua empresa.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande