Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 21/10/2002

Desde o final da década de 70, Rio Grande passou a contar com um serviço médico pioneiro no Interior do Estado.

Pesquisa e dedicação a serviço da medicina

Desde o final da década de 70, Rio Grande passou a contar com um serviço médico pioneiro no Interior do Estado. A densitometria óssea, objeto de extensa pesquisa do médico e empresário Hélio Custódio, passou a ser uma realidade no município, estendendo-se também a pacientes de cidades como Pelotas e Bagé. Hoje, ligada ao Hospital da Santa Casa, a Clínica Dr. Hélio Custódio é uma das principais empresas no ramo da Fisiatria da Zona Sul.
Custódio, de 53 anos, veio de Quaraí ainda jovem e se graduou na Faculdade de Medicina de Rio Grande, na turma de 1973. Especializou-se em Fisiatria no Rio de Janeiro e, ao voltar para o Sul, decidiu criar a clínica, em 78. A densitometria óssea foi um dos primeiros serviços da nova casa. “Quis agregar um serviço ao que já existia no diagnóstico da osteoporose. Até essa época, não existia um método muito confiável, e eu sentia a necessidade da utilização desse recurso”, lembra o médico. “Mas, no que diz respeito à implantação da nova cultura, isso nos deu muito trabalho. O meio médico, aliás, via a densitometria com ceticismo. Era preciso mostrar o meu serviço e comprovar sua eficácia”, comenta. Custódio foi fundador da Sociedade Brasileira de Densitometria, responsável pela habilitação dos médicos para o serviço.
A clínica permaneceu por mais de duas décadas instalada no mesmo local, na Rua Marechal Floriano, tendo duas filiais no Centro. Mas, desde o mês passado, os serviços foram compactados em um único complexo, junto ao prédio da Santa Casa, que convidou Custódio para firmar a parceria.
Por diversos fatores, entre eles a ociosidade de equipamentos, o médico aceitou o convite. Assim, o Centro de Reabilitação Física e Cardiovascular, com serviços de terapia ocupacional, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e reabilitação, funciona paralelamente às atividades da clínica. Há vinte leitos hospitalares disponibilizados aos pacientes da Santa Casa, dando à clínica um aspecto característico de serviço terceirizado. As instalações são modernas e os convênios são os mesmos do hospital. “Adotamos a reestruturação de horários e montamos blocos de atendimento, calculados por tempo de utilização de serviço. Os horários intermediários, como o almoço, também têm grande procura”, afirma o médico.
“Jogamos alto com esse empreendimento. Ao vir para cá a clínica se valorizou; tornando-se um centro de referência, conseguimos nos posicionar melhor nos recursos. A cidade é um grande pólo, mas muitas vezes os recursos não o acompanham. A Santa Casa está à frente de muitas outras instituições, e isso deve ser comemorado”.
O empresário atribui o sucesso da empresa à preocupação com o atendimento aos pacientes. “Pretendemos oferecer ao cliente aquilo que ele espera receber, tendo o seu problema atendido, ou o mais próximo disso – na medicina não oferecemos solução, mas sim uma proposta de solução. A clínica trabalha com doenças, com dor. A pessoa que nos procura já vem com um problema, e nosso objetivo é o de não arrumar outro problema para ela”, conclui o médico.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande