Rio Grande - Sábado, 16/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 21º
:: Max. 27º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 23/05/2005

PARCEIROS NOS NEGÓCIOS: Tadano e Lopes dividem as funções administrativas da empresa

Proprietário da Serra Morena já foi um microempresário

O apoio ao microempresário é fundamental para que um dia ele possa crescer e proporcionar ainda mais empregos e riqueza para o país. Muitos empreendedores começaram pequenos e, passo a passo, foram conquistando espaço e gerando desenvolvimento. A grande maioria cresce sem apoio do governo, mas graças à competência e determinação.
Mário Lopes é protagonista de uma dessas histórias. Ele foi micro-empresário, passou a atuar como corretor de arroz e hoje é o diretor-presidente de nada menos que uma operadora portuária: a Serra Morena, tendo como diretor de Logística Toshio Tadano, que também cresceu junto com a empresa. Sábado último eles dotaram o porto do Rio Grande de um guindaste móvel sobre-rodas. “No Brasil é possível que um empresário com foco e objetivo definido se realize”, diz ele.
A Serra Morena Operadora Portuária foi criada em 1992. “Eu era corretor de arroz e, com a privatização do comércio de trigo no Brasil, formamos a empresa para a comercialização e importação do trigo”, lembra ele. Os negócios prosperaram rapidamente: “Quando entramos no negócio do trigo nos deparamos com uma estrutura portuária depredada no sul do Brasil, que nos obrigou a fazer parcerias e investimentos em equipamentos, porque nossos navios demoravam no porto e pagavam estadias. Como os equipamentos somente para a Serra Morena ficavam ociosos, passamos a prestar serviços a terceiros e essa necessidade nos levou ao sucesso logístico que temos hoje”.
A operadora portuária hoje atua em Rio Grande, Porto Alegre, Passo de los Libres, Rio de Janeiro e Imbituba, sendo que no porto catarinense são quatro guindastes operando, movimentando em torno de 20 mil toneladas/dia. Ao todo são 112 empregos diretos e para cada um deles são gerados mais quatro indiretos.
Em Rio Grande a Serra Morena está trazendo cargas novas para o porto, como sal e cevada, em parceria com a Navegação Aliança, além de operar com petróleo, trigo e exportação de carga geral. O novo guindaste “também será uma alternativa para contêineres e fertilizantes no porto público”, salienta Toshio Tadano. A perspectiva é movimentar, nos próximos 12 meses, 1 milhão de toneladas, entre cargas da empresa e de terceiros (trigo, cevada e milho são mercadorias que fazem parte do trading próprio da Serra Morena, movimentando 300 mil toneladas/ano, em média). Hoje o volume está limitado devido à falta de dragagem, mas, assim que ela acontecer, a movimentação vai crescer e já será providenciado um segundo guindaste para o porto local.
Mário Lopes diz que a geração de impostos para o município e o Estado, com a atividade da Serra Morena, é mais importante que o número de empregos. “As cargas que estamos captando, e que eram direcionadas a outros portos, vão gerar uma atividade econômica aqui”, observa, enquanto Toshio Tadano prevê, com a entrada do novo guindaste em operação, que “o porto deverá movimentar de oito a dez vezes mais que descarrega hoje. À medida que os navios operam com maior rapidez, os custos de importação diminuem”. 
Tadano destaca que o segredo do sucesso “é a dedicação exclusiva dos sócios, que vivem o dia-a-dia de nossa empresa”. Lopes concorda e acrescenta: “Também é importante acreditar na instituição brasileira”.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande