Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 20/05/2005

EXPANSÃO: a família Brião possui estabelecimentos no Centro, Buchholz, Junção e BGV. Segundo Fábio (E), o atendimento é essencial

Trabalho em família é a fórmula para o surgimento de uma rede de farmácias

A rede de farmácias Drogadil, hoje com quatro lojas, iniciou no bairro Frederico Ernesto Buchholz, na avenida Brasil, 544.
No início da década de 90, Dilo Alberto Ceglinski Brião, que era supervisor de segurança da Adubos Trevo, passou a ficar preocupado, porque a empresa estava demitindo muita gente. Então, em conversa com a esposa Walda, comentou que estava na hora de abrir algum negócio para a família se garantir. Ela, que não tinha nenhuma experiência em comércio ou em outra atividade, prontamente aceitou.
Dilo decidiu entrar no ramo farmacêutico, porque era uma necessidade do bairro. O filho Fábio, hoje com 30 anos, trabalhou gratuitamente durante dois meses numa farmácia somente para ganhar experiência. Ao mesmo tempo, amigos da família, que trabalhavam como vendedores de distribuidoras de medicamentos, deram mais algumas dicas e o que era sonho acabou acontecendo. Nos dois primeiros anos, Dilo continuou trabalhando na Trevo, enquanto a esposa e o filho cuidavam da empresa. Depois, deixou a indústria para cuidar do negócio da família.
Dilo “sempre foi a coluna da empresa”, observa o filho, salientando inclusive que foi o pai quem fez as primeiras prateleiras da farmácia. E graças a essa união familiar, a Drogadil, além da matriz na avenida Brasil, possui mais três filiais: na Junção, na rua 24 de Maio esquina Allan Kardec, e no bairro Getúlio Vargas. Todas possuem um estilo padrão, sendo que a do bairro Getúlio Vargas é a mais ampla. Como estão constantemente investindo, há 15 dias todas as lojas foram informatizadas. O próximo passo, segundo Fábio, é fazer uma compra única para todas as lojas, o que ainda não acontece. Ao todo, são 20 funcionários e a empresa tem até um time de futebol, que tem participado de diversas competições.
Walda Brião cuida da loja na avenida Brasil. Lembra que no início o atendimento era feito em qualquer hora da noite, bastando o cliente tocar a campainha de sua casa, situada no mesmo local. Para ela o segredo do negócio “é ter muito carinho e capricho. Tudo foi na boa-vontade”. Poderia citar a dedicação também, já que, de segundas a sábados, ela entra na farmácia às 7h e sai por volta de 22h.
A empresária diz que o comércio já foi melhor quando começou, porque atualmente existem impostos demais. Observa que o ramo de farmácia também já viveu momentos melhores: “A margem de lucro baixou muito. Não sentimos tanto porque estamos bem estruturados”.

ATENDIMENTO E MERCADORIA
Fábio da Silveira Brião cuida mais da farmácia no bairro Getúlio Vargas. Embora jovem, já tem bastante experiência no ramo e diz que “é necessário ter a mercadoria que o cliente deseja e o mais importante é o atendimento. Se não tem o produto, trazemos da outra loja no mesmo dia ou no dia seguinte. O bom atendimento é mais importante que o preço. Pode até ter o preço competitivo, mas se não atender bem o cliente não volta”. Na Drogadil, além dos convênios, muitos clientes têm sua ficha de crediário.
O jovem tem o apoio da esposa Fabiana, que cuida da loja na 24 de Maio, e diz que pretende continuar expandindo. “Dentro do possível, se surgir a oportunidade a tendência é expandirmos nosso negócio”, conclui ele.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande