Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 09/05/2005

LÍDER: o empresário conduz os negócios de uma das mais freqüentadas casas de tinta da cidade

Valcir tornou-se um empresário depois de aposentado

Muitos que hoje trabalham como empregados sonham chegar o dia da aposentadoria para descansar. O contador e economista Valcir Dasso Fernandes durante muitos anos foi gerente financeiro e comercial de empresas do Grupo Ipiranga. Só que, diferentemente da maioria, ele tinha o desejo de montar um negócio próprio quando se aposentasse. Realizou seu sonho e não se arrependeu, embora nunca imaginasse que um dia estaria no ramo de tintas. Na verdade, “foi uma casualidade”, conforme ele conta:
- Com três dias de aposentado saí para comprar tinta para a minha casa na praia. Percorri cinco lojas e não encontrei tudo o que queria. Um conhecido meu, funcionário de uma empresa da Cidade Nova, perguntou por que eu não entrava nesse ramo. Imagina, três dias depois eu estava com o pessoal da Coral (fábrica de tintas) em Porto Alegre e tenho com eles uma parceria que já dura oito anos.
Valcir Fernandes é proprietário da Aquarela Tintas, situada na esquina das ruas Cristovão Colombo com Tiradentes. Atualmente ele é o comerciante mais forte de seu ramo, sendo revendedor de grandes marcas como a Norton (lixas, discos de corte, etc), 3M Brasil, Atlas (Pincéis), Lux Nova (Tinner), Tigre, PPG Auto Color (segmento automotivo), Vedacit, Tintas Coral e outras.
A Aquarela Tintas trabalha com quatro linhas de tintas, que é o seu forte: predial e industrial, com a Tintas Coral; automotivo, com a PPG Auto Color; e naval, com a International. Possui 15 funcionários diretos, que recebem treinamento de fábrica. “De alguma forma o negócio cresceu e estamos contribuindo com empregos para a cidade, que tanto precisa, embora as dificuldades com as leis trabalhistas e todos os impostos que temos de pagar”, comemora o empreendedor, que possui depósitos ao lado da loja, tanto pela Cristóvão Colombo quanto pela rua Tiradentes, além de outro no fundo da loja.
Valcir também festeja o fato de seu estabelecimento ter se transformado em “referência na cidade. Não temos vendedor externo. Trabalhamos só com balcão e telefone, mas o cliente aqui encontra tudo o que precisa”, acrescenta ele, que fornece para muitas indústrias da 4ª Secção da Barra e grandes empresas do município. Destaca que é preciso ter um bom atendimento. No cartão de crédito o preço é à vista. Vende com cheque para 30, 60 e 90 dias e fatura para as empresas.
“Vejo a turma se queixando, mas trabalhando a gente vai de qualquer maneira. Ficar no balcão chorando não resolve nada”, observa ele. Com relação à crise, “acho que é pior para aqueles que não estão preparados com estoque e bom atendimento. A crise atinge mais quem não está bem posicionado”.
Enquanto alguns reclamam, Valcir Fernandes segue investindo. A Aquarela Tintas possui pintura virtual. Uma máquina digital fotografa os ângulos do prédio. As fotos vão para o computador, que faz simulações de pintura para o cliente. Tem, também, o espectrofotômetro, um aparelho que copia e reproduz cores.
Valcir Fernandes está gostando tanto de comércio que arrepende-se de não ter entrado mais cedo neste ramo. Inclusive seu sucesso é conhecido fora de Rio Grande, tanto que foi convidado pela Tintas Coral para abrir lojas em Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul. E já enviou tinta, de barco, até para o estado do Mato Grosso. Sobre a vinda dos estaleiros, não está preocupado em fazer grandes volumes de vendas. “Estou interessado é na necessidade deles do dia-a-dia”, declara.
Com relação a planos de expansão, isso também não lhe preocupa no momento: “Tenho 60 anos e quero viver um pouco”, diz o bem sucedido empresário, que também está investindo no setor imobiliário.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande