Rio Grande - Quinta-feira, 19/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 02/05/2005

Paulo Marques de Souza, 58 anos, realizou o que muitos desejam.

Ele passou de funcionário a patrão

Muitos funcionários têm o sonho de um dia ter um negócio próprio ou de assumir o comando da empresa em que trabalham. Paulo Marques de Souza, 58 anos, realizou o que muitos desejam.
“Paulinho”, como é mais conhecido pelos amigos, é uma pessoa bastante popular, que tem facilidade em se relacionar com as pessoas. Afinal, foram 32 anos em contato direto com o público, quando foi encarregado geral do posto Ipiranga, situado na esquina do canalete da Major Carlos Pinto com a avenida Portugal.
Ao aposentar-se, “Paulinho” continuou fazendo seus biscates. “Trabalho de pedreiro, de tudo”, orgulha-se ele. E foi assim que um dia convidaram-no para trabalhar na reforma do Restaurante Tamandaré. Se deu tão bem com o proprietário, Jesus, que acabou ficando. Trabalhou dois anos “direto”, como funcionário. Um dia, o proprietário resolver parar e ofereceu o negócio para “Paulinho”. Ele, que gosta de desafios e já havia aprendido muito com Jesus, aceitou e tornou-se arrendatário. E está satisfeito.
O restaurante, situado na rua General Netto, 229, é tradicional na cidade. Existe há 41 anos, funciona de segundas a sábados, das 9h30min às 23h30min. Lá é possível encontrar refeição do tipo comercial, completo, a la carte e lanches. Algumas das especialidades da casa são frutos do mar (filés de peixe como abrótea, pescada e pescadinha, podendo ser ao molho de camarão) e massas. A qualidade das refeições e o preço baixo atraem um grande público. É comum a presença de viajantes e marítimos (“ontem eles levaram todo o meu cigarro”, salienta, sorridente). Mas a clientela rio-grandina também é grande.
“Paulinho” já sabe tudo do ramo e sua simpatia conquista ainda mais os clientes. “Vou nas mesas, trabalho direto com a garçonete. Estou a toda hora na cozinha. Procuro fazer como Jesus me passou, porque ele sabe tudo”, conta o novo proprietário do estabelecimento.
O novo patrão considera que comércio é difícil. “Precisa conhecer e se paga muito imposto”, reclama. Também diz que é preciso levantar às 7 horas da manhã e só dormir por volta de 3 horas da madrugada. “A gente trabalha direto. Tem de fazer compras e não se consegue parar. Além disso os gastos são grandes, ainda mais que são nove funcionários”.
“Paulinho” entende que o atendimento precisa ser excelente e para agradar ainda mais os clientes ele tem colocado música ao vivo aos sábados.
Com relação à tradição da casa, “Paulinho” também salienta que muitos, ao chegarem na cidade, vão lá direto. E fica satisfeito quando elogiam a qualidade e o preço dos pratos. “Um cliente contou que, fora daqui, pagou R$ 27 por um filé de peixe, arroz, salada. Aqui ele pagou apenas R$ 12 e ainda tomou cerveja”, destaca, mais do que satisfeito.
O Tamandaré já é tradicional e tudo leva a crer que o novo proprietário, que um dia foi funcionário, manterá aquele restaurante em atividade por muitos anos, ainda. Afinal, ele já passou por todos os setores do restaurante e sabe tudo de seu novo negócio.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande