Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 17/01/2005

CONCEITUADO: empresas de todo o Brasil vêm solicitando os serviços de Cláudio Cavalheiro e sua equipe de mergulhadores

Profissão: perigo

Ao contrário do que muitos poderiam supor, as águas turvas e escuras que banham Rio Grande foram essenciais para que o mergulhador Cláudio Cavalheiro, 36 anos, pudesse ganhar destaque em sua profissão. Na verdade, cientes de que os esforços de nadadores e mergulhadores do Sul tornam-se redobrados devido às características desfavoráveis dos mares da região, empresas dos mais longínquos estados do País voltam suas atenções cada vez mais para a qualidade dos serviços de sua Dive Tech Mergulho Profissional Ltda.
Gaúcho de Santa Maria, Cavalheiro sempre foi um apaixonado pelo mergulho, e esse entusiasmo acabou lhe apontando os caminhos da vida profissional. Logo passou a desempenhar a tão sonhada função pela Marinha do Brasil, e morou em várias cidades brasileiras até instalar-se em Rio Grande. Durante oito anos, manteve em parceria com um colega a InShore, outra empresa da cidade voltada ao ramo do mergulho profissional. A incompatibilidade entre os sócios levou à saída de Cavalheiro, que em pouco tempo assumiu o controle da Dive Tech, à época apenas uma escola de mergulho esportivo.
O empresário decidiu ampliar o leque de serviços agregando a ele o mergulho profissional, que em poucos meses tornou-se o carro-chefe da Dive Tech. Clientes locais conferiam a eficácia da nova empresa e recomendavam seus serviços a outros. Assim, o nome da empresa foi-se firmando até atrair clientes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Um dos próximos trabalhos da equipe será realizado no Maranhão.
Hoje, a empresa faz reparos em aproximadamente 95% das embarcações que chegam ao porto de Rio Grande. Entre outros serviços realizados, estão demolições com explosivos, fotografias e filmagens subaquáticas em circuito aberto e fechado, dragagens, projeto e montagem de estruturas submersas de concreto e metálicas e reflutuação de embarcações.
Mas o mergulho amador ou esportivo não foi esquecido pela Dive Tech. “É através deles que divulgamos a empresa”, explica o proprietário, que ministra os cursos dividindo-os entre Rio Grande e a localidade de Bombinhas (SC), um dos maiores points de mergulho da Região Sul. A parte teórica é dada em Rio Grande, e na cidade catarinense os pequenos grupos – de quatro a dez alunos – realizam o mergulho na prática, indo para o alto-mar. A Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas exige que o mergulho seja feito em mar com visibilidade, daí a decisão em partir para os mares límpidos de Santa Catarina.
Outra das funções executadas pela Dive Tech é a de formar alunos do curso de Oceanologia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que têm uma cadeira específica de mergulho. “Outras universidades já entraram em contato conosco para que também fôssemos credenciados junto a elas”, ressalta o empresário.
Uma das metas a serem alcançadas por Cláudio Cavalheiro é a de adquirir permissão da Marinha e das autoridades locais para realizar suas aulas na praia do Cassino. “Esperamos que dê tudo certo”, torce.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande