Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 03/01/2005

VETERANO: proprietário da Paulista Magazine, o libanês Badih Halal é um dos mais antigos comerciantes da rua 24 de Maio

Apostando na tradição

Como tantas outras cidades brasileiras, Rio Grande é célebre por apresentar uma miscigenação muito grande de povos. Dois deles, porém, marcam a predominância no município e em sua cultura e comércio: os portugueses e os árabes. É a esta última comunidade que pertence o microempresário Badih Halal, 65 anos, um dos tantos integrantes de famílias de sírios e libaneses que chegaram ao Sul do Estado no século passado. Ele mantém na rua 24 de Maio, há quase quatro décadas, a tradicional casa Paulista Magazine.
Badih deixou o Oriente em 1957, em um navio argentino, acompanhado pelo irmão Fouad. Eles haviam planejado encontrar a família, que já morava na Região Sul do Brasil, em Pelotas. Pois, após uma jornada de 25 dias em alto-mar, frustrando as expectativas de chegar à cidade, a dupla acabou aportando em Santos, interior de São Paulo. O patriarca partiu em busca deles, e uma nova viagem, agora a bordo de um trem, finalmente levou-os à cidade e aos braços da madrasta e dos irmãos.
Inquieto, o jovem Badih tomou a decisão de trabalhar como mascate – hoje, uma profissão praticamente extinta. Em busca de lucro, ele percorria as cidades da Zona Sul carregando pesadas malas de roupas. Nesta época, a família Halal resolveu se transferir de Pelotas para a cidade vizinha de Rio Grande, onde instalou uma loja de confecções: a Feira Libanesa, que viria a se tornar uma das mais freqüentadas da região.
Enquanto os outros irmãos auxiliavam nas tarefas da loja, Badih seguia com suas viagens de negócios. Numa delas, ao chegar com duas malas cheias à cidade uruguaia do Chuí, ele percebeu que poderia iniciar um rentável empreendimento. Tornou-se, assim, um bem-sucedido feirante ao ar livre. “Ganhei muito dinheiro nessa época”, lembra. Mas sua alegria durou pouco: com o golpe militar de 1964, todos os comerciantes informais foram varridos das localidades próximas às fronteiras com o Brasil. O comerciante conseguiu adquirir um estabelecimento e obteve boa resposta do público, mas os preços altos fizeram-no desistir da idéia e retornar para casa.
Para sua sorte, em pouco tempo um primo da família lhe ofereceu uma casa na rua General Bacelar. Logo foi criada a Casa da Blusa, em parceria com Fouad, que a mantém até hoje. “Unimos o útil ao agradável”, explica ele. “Não trabalhava mais na rua, e ainda dividia as atividades com meu irmão”. Instalada em pleno Calçadão, a loja acompanhava a evolução do local e crescia a cada ano, surpreendendo aos dois.
Surgiu, entretanto, uma nova oferta de venda, e Badih acabou não resistindo: também em sociedade com Fouad, ele comprou um prédio na 24 de Maio, bem próximo à loja da família. A Paulista Magazine enfim tomava forma. Oferecendo roupas de qualidade a preços acessíveis, a loja conquistou um público fiel.
Mesmo tendo de conviver com os altos e baixos do mercado, o comerciante conseguiu se firmar por quase 40 anos. Em se tratando de comércio, é um feito e tanto. A família está sempre por perto, e a esposa Maria Rosi está sempre à frente da loja. “É ela quem comanda tudo, e a quem eu fico eternamente agradecido por seu companheirismo e sua dedicação”, derrete-se o marido.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande