Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 25/10/2004
Manutenção de computadores: um ramo disputado

O rio-grandino Marco Aurélio Rodrigues Garcia, 35 anos, alterna as mais distintas tarefas como soldado do Corpo de Bombeiros e empresário de uma das mais solicitadas empresas locais de assistência técnica a computadores, a Backup Informática. Competente, mas também muito dedicado à profissão, ele vem conseguindo conciliar as duas funções com esmero e hoje, ao lado da esposa e proprietária da loja, Loeci, 33, possui uma respeitável e numerosa gama de clientes.
Em meados de 2000, Garcia e um colega de quartel, também com facilidade na área de softwares, montaram uma escola de informática. “Depois de um ano e meio, resolvemos dissolver a sociedade devido a diferenças de interesses”, lembra. “Comecei então a prestar diversos tipos de atendimento a domicílio, todos voltados à assistência para computadores. Percebi nessa época, com a procura por meus serviços cada vez maior, inclusive por parte de empresas de grande porte, que aquele realmente era um negócio rentável”.
A propaganda boca-a-boca foi aumentando, mas o futuro empreendedor decidiu não criar a empresa até atingir o aperfeiçoamento técnico exigido pelo mercado. “Comecei de forma autodidata, mas, com o andamento dos negócios, tive de participar de diversos cursos voltados à área”, ressalta. Em um primeiro momento, o laboratório da microempresa foi improvisado no pequeno espaço da lavanderia de sua residência, localizada no Parque Marinha. Mas, como a grande maioria de seus clientes ficava na zona central da cidade, Garcia sentiu a necessidade de estar mais “centralizado”. Foi feito o convite para que ele se instalasse em uma sala no Le Grand, um dos mais disputados edifícios comerciais de Rio Grande. Poucos meses depois, finalmente, a Backup Informática foi transferida para o seu atual endereço, também no Centro da cidade.
A Backup funciona também como uma espécie de escola para os futuros técnicos profissionais da informática. “Quase todos os nossos ex-funcionários deixaram a empresa bem encaminhados, com bons empregos em vista”, reforça o empresário, que atribui o seu sucesso à seriedade com que encara os negócios. “O cumprimento de prazos, para nós, é essencial. Somos pontuais. Nosso patrimônio, afinal, é o cliente”, afirma, lembrando que a qualidade também é imprescindível: “São poucas as empresas, por exemplo, que realmente consertam monitores. Muitos rio-grandinos terminam por levar o seu equipamento para Pelotas, sem saber que o serviço pode ser encontrado aqui na cidade”. A empresa é também a única na cidade a consertar placas-mãe, um serviço bastante delicado, segundo especialistas do ramo. “Os únicos trabalhos que não fazemos são relativos à programação”. O mais recente serviço oferecido pela Backup é a impressão de fotografias digitais, realizada à base de cera.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande