Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 20/09/2004

GOSTO PELOS NEGÓCIOS: Eda de Otero mantém duas lojas no shopping

“Quero deixar minha marca em Rio Grande”

A frase acima resume as singulares idéias empreendedoras de Eda Azevedo de Otero e seu talento e persistência para colocá-las em prática. Buscando constantemente o diferencial para seus negócios, ela administra hoje duas bem sucedidas lojas no Figueiras Shopping: a butique Patuá e a casa gastronômica Sabor Alternativo, ambas donas de um pequeno mas fidelíssimo público.
Natural de São Lourenço do Sul, Eda sempre foi uma aficcionada por moda. Durante bastante tempo esteve à frente da Frisson, loja de roupas íntimas de grande sucesso local. Antes disso, porém, ela morou com a família no Rio de Janeiro durante 18 anos, onde se graduou em Análise de Sistemas, Organização e Métodos na Fundação Getúlio Vargas e na PUC carioca. De lá, trouxe para Rio Grande o sotaque carregado e muitas idéias novas. A chance de tirá-las do papel finalmente surgiu após o marido, Luiz Carlos, também empresário, adquirir os espaços no complexo do shopping.
Criadas quase que simultaneamente em 2003, as duas microempresas receberam, desde o início, grande cuidado visual por parte da empresária. O moderno ambiente da Patuá, por exemplo, foi idealizado com o auxílio de um arquiteto da cidade, seguindo a linha de grandes centros do País. “Minha intenção é mudar o espírito do rio-grandino que sai para comprar roupas em Pelotas ou Porto Alegre, vesti-lo com o que se usa no Rio e em São Paulo”, explica ela, a primeira a comercializar grifes no shopping local. “O ideal seria que todas as lojas do shopping trabalhassem somente com grifes, com marcas conceituais. As roupas que você veste trazem a chance única de enviar uma mensagem aos outros, de mostrar a eles quem você realmente é”, justifica, anunciando que uma de suas maiores preocupações é referente à qualidade do produto com que trabalha. “As roupas estão ‘saindo do forno’ e vindo para cá. Oferecer as coleções da temporada é algo imprescindível nesse ramo. Elas não são, afinal, roupas comuns. São moda”, avalia Eda, que contou com a ajuda dos filhos Diego e Rafaela para escolher as ousadas marcas.
Quanto à Sabor Alternativo, ela resolveu criá-la procurando fazer com que as pessoas “parassem de comer esse ‘mundaréu’ de fritura dos fast-foods”. Assim, o cardápio da casa traz diversas opções para aqueles que procuram uma alimentação saudável e balanceada. Saladas servidas em taça e panquecas e outras massas atraem o público, bem como - especialmente durante o inverno - as sopas. Para o verão, Eda e sua equipe estarão oferecendo ao público novidades como o açaí e o cupuaçu, frutas que são verdadeiros sinônimos de saúde.
Além das duas lojas, Eda ainda encontra tempo para administrar o shopping. “Faltam empresários que levem esse espaço a sério. As pessoas precisam se conscientizar de que o sucesso não vem de uma hora para outra, por isso muitos sacrifícios têm de ser enfrentados”, comenta, fazendo questão de ressaltar a política da boa vizinhança mantida entre os comerciantes no local.
“Minha margem de lucro ainda é pequena, mas quero deixar minha marca em Rio Grande. Tenho uma dívida muito grande para com a cidade, foi aqui onde meus filhos estudaram e se formaram. E, se cada um de nós desse um pouco de si em prol do desenvolvimento generalizado, esquecendo as vaidades, a situação do município seria outra”, finaliza a empresária.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande