Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 16/08/2004

VISÃO: Ronaldo Vieira foi bem-sucedido ao apostar no mercado de auto-peças

Diversificar para poder crescer

Muitas vezes, um empreendimento adquire aspectos semelhantes aos da maioria dos casamentos: o empresário encontra uma fórmula que dá certo e passa a tratar o mercado sempre do mesmo jeito. Entretanto, o cliente enjoa, começa a sentir a necessidade de explorar novidades e, depois de algumas traições, acaba acontecendo o que todos temem: o divórcio, ou melhor, a perda do freguês. Para que isso não ocorra, o conselho daqueles que já alcançaram as bodas de ouro na administração de empresas é unânime: é preciso quebrar a rotina, diversificar. Foi o que o empresário Ronaldo Fernandes Vieira fez.
Depois de vários anos no mercado de auto-peças, mesmo sem sair do ramo, ele buscou novos nichos para poder satisfazer melhor sua clientela. Sua saída foi partir para a personalização de veículos e acabou montando a primeira loja do tipo em Rio Grande: a Personal Car.
Natural de São José do Norte, Ronaldo, 39 anos, já tem grande experiência como empresário. Ele começou sua vida profissional como bancário, formou-se em contabilidade na Furg, mas largou o emprego fixo para auxiliar o pai em sua loja de auto-peças. “Vim com minha família para cá em 1974. Meus pais eram agricultores e deixaram a roça para tentar melhorar de vida na cidade. Em 1984, mesmo ainda trabalhando como agricultor, meu pai montou a Auto-Peças Saraiva, juntamente com meu cunhado. Na época eu trabalhava no banco, mas larguei o emprego para ajudar nos negócios”, conta.
Em 1990, Ronaldo resolveu abrir sozinho seu primeiro negócio, que não poderia deixar de ser também no ramo de peças para automóveis. “Montei a Auto-Peças Nacional, que durou dois anos. Existia um prédio que nós queríamos comprar para ampliar a loja. Quando conseguimos adquirir o imóvel, juntei-me com a loja de meu pai e montamos a Unipeças. O nome já diz tudo: foi a união das duas lojas”, afirma.
Hoje, com menos de um mês de existência, a Personal Car já está conquistando o público rio-grandino. “Percebemos um nicho de mercado ainda não explorado e está dando certo. Antes da nossa loja, quem queria personalizar seu carro com assessórios esportivos precisava comprar as peças em lojas diferentes. O que nós fizemos foi simplesmente unir o fornecimento e instalação de todos os acessórios em uma só loja”, explica.
Para Ronaldo, ainda é preciso passar o tempo de consolidação do novo empreendimento, mas o mercado local promete um grande sucesso para o seu negócio. “O rio-grandino é muito exigente e gosta de produtos de qualidade. Existe muita gente apaixonada por seus carros e que quer possuir um produto autêntico. Além disso, com os novos investimentos que estão vindo para a região, principalmente na área portuária, com certeza o mercado ainda vai decolar bastante”, finaliza.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande