Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 09/08/2004

INTERESSE: José Minuto Rodrigues busca a atualização constante

É preciso conhecer para vencer

A cada ano que passa, as técnicas de administração de empresas e de mercado vão sendo cada vez mais aprimoradas. Elas podem ser adquiridas através de professores nas faculdades, ou através da leitura de um bom livro escrito por um teórico de renome. Mas uma coisa nunca vai mudar: o conhecimento não ajuda muito, se não houver experiência. E essas duas coisas José Minuto Rodrigues tem de sobra, aliadas a uma disposição de colocar inveja àqueles que recém estão começando a dar os primeiros passos na estrada do empreendedorismo. Nos mais de 40 anos como contabilista e empresário, ele adquiriu o sucesso aprendendo o máximo que pode sobre o mercado em que se aventura.
Minuto conta que começou sua vida profissional, aos 20 anos de idade, em 1962, assim que terminou os estudos. Segundo ele, naquela época, havia poucos escritórios de contabilidade em Rio Grande, o que lhe ajudou no início da carreira. “Também fui administrador da Beneficência Portuguesa e gerente da Torquato Pontes, mas nunca larguei meu escritório, mesmo tendo que administrar os diversos negócios que tive ao longo desses anos”, ressalta.
Como todo empreendedor de sucesso, Minuto não gosta de explorar apenas um mercado. Além do escritório de contabilidade, ele também é dono de uma cabanha de gado leiteiro da raça Jersey. Na semana passada, ele concretizou o seu mais novo investimento. Depois de avaliar muito o mercado rio-grandino, Minuto decidiu montar uma locadora de automóveis. “Como todos os meus empreendimentos, esse também leva o meu nome. Assim, o cliente sabe que está diante de um negócio sério”, destaca.
Minuto montou a Minuto Auto Locadoura num momento da vida em que a maioria das pessoas já pensa em pendurar as chuteiras. No auge dos seus 64 anos de idade, esse rio-grandino de ar bonachão e paternal ensina o segredo de sua interminável disposição. “Estou sempre idealizando um negócio novo. Levanto às 5h da manhã e trabalho até as 19h. Quando vejo uma oportunidade, procuro conhecer tudo sobre o assunto, mesmo que tenha que fazer cursos para isso. Estou sempre me reciclando”, conta.
Conforme Minuto, o segredo do sucesso, além da disposição para trabalhar e adquirir conhecimento, é traçar uma meta para o negócio. “Nunca devemos pensar em tirar lucro imediato. É preciso deixar a empresa crescer por cerca de dois anos para ter um bom retorno. Além disso, o mais importante é não contrair dívidas”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande