Rio Grande - Domingo, 17/02/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 10/09/2002

Santa Casa tem avançado com a administração de Enio Fernandez

Uma vida voltada para comunidade riograndina

Poucas são as pessoas que fazem ou fizeram tanto pela comunidade e crescimento de nossa cidade como o reconhecido cidadão honorário rio-grandino Enio Duarte Fernandez. Nascido em Bagé e criado desde jovem em Rio Grande, tem como formação escolar o antigo ginasial do Colégio São Francisco. É dono de um currículo com diversas especializações e cursos. Enio sempre se destacou na liderança das mais diversas áreas nas quais atuou.
Casado com Neusa Martins Fernandez e pai de dois filhos, em seus 50 anos de atividade, trabalhou como jornalista e industriário nas várias empresas por onde passou, como o Frigorífico Anselmi, Banco do Estado e a Refinaria de Petróleo Ipiranga, onde se aposentou depois de diversas promoções e realizações, como a fundação da Revista Ipiranga. Em 1965, Enio se integrou ao grupo fundador da Faculdade de Medicina do Rio Grande, entidade mantedora da Escola de Medicina da Universidade, ocupando após, em 1967, o posto de secretário da Comissão Pró-Criação da Universidade do Rio Grande, onde se empenhou na contínua luta pela entidade de ensino.
Eleito em duas ocasiões como secretário da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, deu começo à longa jornada de realizações à frente da entidade, trabalhando juntamente como responsável pelas obras de construção do Museu Oceanográfico em 1971. Depois de ocupar a 2° Vice-Presidência e Vice-Presidência da Santa Casa, tornou-se presidente em 1987, cargo que exerce até hoje. “Temos que acreditar sempre naquilo que fazemos ou se propõem a fazer, muitas vezes tendo que ignorar o quanto há de gastar ou se doar”, enfatiza ele, mostrando permanente disposição em seus atos.
Dentre suas realizações durante os 15 anos de presidência da Santa Casa, ressalta a reforma de 60% da estrutura física do Hospital Geral, reforma completa do Hospital Psiquiátrico, recuperação e manutenção da Clínica Geriátrica, restauração do cemitério, implantação do novo serviço de medicina nuclear, a ser brevemente implantado, tomografia computadorizada e denciometria óssea. Além disso, há o grande empreendimento no centro hospitalar especializado em cardiologia e oncologia, colocando Ro Grande como a mais bem conceituada nesses tratamentos no Estado. O futuro não é de apenas desfrutar as realizações, mas de concretizar novos projetos como modernização e ampliação do Pronto-Socorro, reforma do bloco cirúrgico e UTI geral, que já estão aprovados nas secretarias Municipal e Estadual da Saúde. “Não podemos parar, pois sempre há o que fazer; cada dia é um novo passo”, defende. Enio declara a alegria em ver seu último empreendimento, o Hospital de Cardiologia e Oncologia, que incorporado ao Grupo, forma o maior complexo hospitalar do interior do Estado, e já atrai médicos de outras regiões e até mesmo da capital para trabalhar, mostrando a importância para toda região. “Plantei alguma coisa, tenho orgulho das minhas participações”, finaliza Enio.




17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande