Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 28/06/2004

SUCESSO: além de pesquisar o mercado e enxergar boas oportunidades, Cleusa foi corajosa

Aliando coragem ao espírito empreendedor

Além de visão de mercado e uma certa dose de oportunismo, um empreendedor de sucesso também precisa aliar a coragem às suas principais qualidades. De nada adianta perceber um campo ainda não explorado no mercado e não fazer nada por medo de perder o investimento. Certamente, outro terá a idéia e colherá os frutos que deveriam ser de quem percebeu primeiro a oportunidade. Foi isso que fez a dona de casa Cleusa Couto da Silva, agora uma empresária de sucesso. Graças à coragem de se arriscar em um negócio que ainda não existia em Rio Grande, ela hoje é proprietária da Media Luz, uma das únicas lojas especializadas em luminárias da cidade.
Ela conta que, quando teve a idéia, oito anos atrás, não haviam lojas especializadas nesse tipo de produto em Rio Grande. “Algumas lojas fortes também vendiam esses produtos, o que aumentava o risco do investimento. Com a concorrência eles podiam baixar significativamente os preços, sem serem prejudicados”, relata.
Quando teve a idéia de montar um negócio, ela fez uma minuciosa pesquisa para ver que tipo de loja não existia na cidade, e que poderia comercializar um produto de bastante procura. “Esse é o primeiro passo para quem quer abrir uma loja: procurar trabalhar com produtos que ninguém mais trabalha. Claro que é mais arriscado, mas também pode dar certo”, diz.
No início, Cleusa precisou encarar todas as responsabilidades de seu negócio sozinha, pois seu marido e sócio, Renato Brasil, trabalhava no comércio para garantir o sustento da família. “Até pensamos em abrir sociedade com outro empresário, mas no fim decidi que encararia sozinha o desafio”, ressalta. Com o sucesso da loja, Renato passou a se dedicar apenas ao seu negócio.
Cleusa conta que a maior dificuldade que teve ao abrir seu negócio, porém, não foram as questões burocráticas da empresa, nem mesmo o trabalho ‘atrás do balcão’, mas sim a conquista da clientela. “Não foi fácil fazer com que os rio-grandinos comprassem na própria cidade. Existia, e ainda existe um pouco, o costume das pessoas daqui de buscar certos produtos em outras cidades. Tivemos que trabalhar duro para mostrar que Rio Grande também oferece artigos bonitos e até de melhor qualidade do que outras cidades”, argumenta.
Um dos diferenciais que Cleusa implantou em seu negócio, e que fez sua loja conquistar uma clientela especial, foi trabalhar também com catálogo de fábrica. “Isso é mais fácil para uma loja especializada. Se o cliente chega aqui e não encontra o que quer, nós mostramos outras variedades para serem buscadas por encomenda”, garante.
Cleusa pretende aumentar cada vez mais a qualidade dos seus produtos e conquistar mais clientes. “Por enquanto não precisamos ampliar o espaço físico nem criar outra loja, estamos trabalhando para aumentar o estoque. Nos preocupamos muito com a venda de pronta-entrega. Não há nada pior do que o cliente não encontrar o que procura”, ressalta.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande