Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 31/05/2004

TRADIÇÃO: o catarinense Moser está à frente de uma das principais empresas locais na área de reparos navais

Buscando oportunidades onde existirem

Há cerca de 15 anos, Pedro Moser deixou a cidade onde morava para buscar novas oportunidades de trabalho em Rio Grande. Em Itajaí/SC, cidade onde nasceu e viveu praticamente toda a sua vida, ele era sócio de uma oficina que oferecia serviços de reparos em embarcações pesqueiras. Ele começou na atividade com apenas 14 anos e hoje é um dos empresários mais bem sucedidos do setor no município.
O número de pescadores de São Paulo e Santa Catarina que todos os anos vêm para o litoral gaúcho em busca dos pescados atraiu Moser, que resolveu arriscar a ampliação de seu negócio em um lugar até então totalmente desconhecido. Ele aproveitou a oportunidade aberta por já possuir grande clientela em Rio Grande e venceu nesse ramo, que na época já era bastante disputado. “Praticamente vim atrás de meus clientes, que queriam o mesmo serviço que eu já prestava em Itajaí”, argumenta.
No ano de 1989, Moser veio para o município no intuito de montar a Mosermar Comércio, Serviços, Peças e Acessórios para Barcos de Pesca Ltda., e contou com a ajuda de um de seus antigos clientes. “Uma empresa de pescados que já era nossa cliente em Santa Catarina nos ofereceu o aluguel de um armazém. Montei, então, uma oficina e passei a oferecer os mesmos serviços que tínhamos em Itajaí, entretanto mais perto de nossos clientes, que eram em grande maioria empresas com quem já trabalhávamos”, conta.
Pedro ressalta que a montagem da empresa não foi difícil, porém a adaptação ao extremo sul do País não foi nada fácil. “Primeiro porque vim sozinho deixando mulher e filhos em Itajaí durante um ano, até ter certeza de que daria tudo certo. Depois, eu não estava acostumado a tanto frio. Essa foi uma das coisas mais difíceis de me adaptar”, ressalta.
Para montar a oficina, Moser instalou-se em um armazém pequeno e precisou iniciar os trabalhos com equipamentos de segunda mão. “Era tudo de ótima qualidade, mas precisamos começar com máquinas usadas, pois eram mais baratas. Uma das coisas que me incentivou foi o fato de que a empresa que alugava o local precisou ir embora, facilitando bastante a venda do armazém”, conta.
Um ano depois de montar a oficina, Pedro desmanchou sua sociedade com o cunhado, deixando-o com a empresa de Santa Catarina e se estabelecendo de vez em Rio Grande. A partir daí sua vida foi apenas trabalho até transformar a Mosermar na grande empresa que é hoje.
Atualmente, Moser está trabalhando para adaptar a empresa à atual realidade do mercado em rio-grandino. “A região já foi melhor para nossa atividade. Entretanto, existem novas possibilidades se abrindo com a implantação dos novos estaleiros, e já estamos nos qualificando para poder aproveitar essas oportunidades”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande