Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 24/05/2004

SATISFAÇÃO: Pereira dedica-se à apicultura há mais de 20 anos

Relação com a natureza pode gerar bons lucros

Um empreendedor precisa estar atento ao mundo à sua volta, mas também precisa escutar aquela voz interior que, às vezes, não ecoa para o lado mais racional, e sim para onde se encontra o coração. Sérgio Augusto Rinbrecht Pereira teve que decidir para qual lado seguir, ou qual voz escutar, quando o destino lhe apontou dois caminhos. O que parecia mais correto, com maior campo de trabalho, e o que parecia mais prazeroso, aquilo que ele faria com toda a dedicação. Com certeza, essa última foi a decisão mais sábia, pois ele acabou sendo um dos pioneiros na profissionalização da apicultura na cidade, com a criação da Casa do Apicultor, a única especializada nessa atividade em Rio Grande.
Sérgio conheceu a apicultura com aproximadamente 20 anos, através de seu pai, em 1984, quando ainda era estudante universitário. O gosto pela atividade fez o acadêmico de Fisioterapia desistir da profissão para a qual estudava, pois passou a enxergar boas oportunidades para o futuro na extração de mel e derivados. Mesmo assim, ele terminou os estudos antes de se dedicar inteiramente à atividade. “O que deveria ser minha clínica de fisioterapia, acabei transformando em uma loja”, destaca.
Ele começou a atividade com poucas caixas de abelha e a extração de mel era pequena. Aos poucos, foi crescendo e hoje ele já possui cerca de 300 caixas. “No melhor ano cheguei a produzir 10 toneladas de mel. Este ano, já tenho cerca de três toneladas estocadas”, afirma.
Apesar da boa produção de mel, Sérgio só montou sua loja em 1997. Desde então, ele esteve envolvido também em estimular a atividade no município e proporcionar material de qualidade aos produtores da região. “Nós oferecemos de tudo, desde o produto como mel, própolis, geléia real e cera, até os equipamentos necessários para a produção, como caixas, roupas especiais e embalagens plásticas”, ressalta.
Desde cedo, Sérgio participou ativamente da organização da apicultura em Rio Grande. Seu pai foi sócio-fundador da extinta Associação Rio-grandina de Apicultores e hoje ele é vice-presidente de uma cooperativa que pretende transformar o mel extraído no município em produto de exportação. “Todos os anos, observamos o mel produzido em outras cidades gaúchas ser exportado pelo nosso porto. Rio Grande tem capacidade para também entrar nesse mercado. O que falta é atender certas exigências que o governo exige. É para isso que estamos montando essa cooperativa. Com ela, teríamos um espaço com toda a infra-estrutura para extrair e beneficiar o produto. Por enquanto, estamos contando com a ajuda do governo municipal para colocar tudo em prática”, argumenta.
Embora seja uma atividade relativamente perigosa, a apicultura pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que esta não seja alérgica à picada de abelha. Em Rio Grande, o mais comum é a produção do mel de eucalipto, com duas floradas: uma na primavera e outra no outono.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande