Rio Grande - Sábado, 16/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 21º
:: Max. 27º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 10/05/2004

CONFIANÇA MÚTUA: Laís e Joaquim acreditam na força dos empreendimentos locais

Uma vida de empreendimentos

O casal de empreendedores Joaquim e Laís Amaral tem uma história de cumplicidade e companheirismo que resultou em diversos empreendimentos e na contribuição para a geração de emprego e renda para o município. Os dois tiveram vários negócios durante a vida e foram pioneiros nos ramos de quadras esportivas particulares e aluguel de louças e artigos para festas.
Joaquim começou sua vida profissional como funcionário da Refinaria Ipiranga. Entretanto, o espírito de empreendedor falou mais alto e logo ele tomou a decisão de largar o emprego fixo para arriscar um negócio próprio. “Eu estava com vontade de mudar um pouco minha vida, então pedi demissão e montei um trailer de cachorro-quente. Também voltei a estudar, porque queria chegar à faculdade”, conta.
A maior paixão de Joaquim sempre foram os esportes. Ele inclusive foi Campeão Estadual de Basquete pelo Clube de Regatas, além de conquistar títulos como o vice-campeonato mundial de basquete para veteranos, em Helsinque. Nesse último torneio, Joaquim voltou para o Brasil como campeão mundial de Futebol de Veteranos.
E foi exatamente o esporte que definiu a vida de Joaquim. Por ser jogador, ele foi convidado a dar aulas de basquete na escola Juvenal Muller, em 1973. “Foi aí que eu me interessei pela educação e decidi prestar vestibular para Educação Física em Porto Alegre. Fiz mestrado em Administração Esportiva no Rio de Janeiro e dei aulas da Universidade Federal de Pelotas e na Furg, onde me aposentei”, ressalta.
Em 1985, Joaquim construiu a primeira quadra esportiva particular de Rio Grande: o Ginásio JL. A intenção era criar um centro esportivo. “Começamos por baixo, e hoje já temos duas quadras, academia, salão de ginástica, uma escolinha de futebol além do espaço para recreação”, destaca. Hoje, aos 61 anos de idade, ele está entrando na aventura de mais um empreendimento. “Estou começando no ramo da Construção Civil. Estou construindo apartamentos e salas comerciais para a venda. É um ramo em expansão em Rio Grande”, pondera.
Sua esposa, Laís Amaral, também se mostrou uma empreendedora ao criar a Cristal Louças, uma das mais conceituadas lojas de aluguel de artigos para festas de Rio Grande. Antes disso, ela foi cabeleireira, teve malharia e foi professora de ginástica. “Decidi montar um negócio para a minha satisfação profissional. Percebi que as pessoas precisavam ir até Pelotas para alugar louças e outros utensílios para festas e resolvi arriscar. Depois de anos, com a chegada das netas, decidi trabalhar também com decoração para festas infantis”, conta.
Juntos, o casal Joaquim e Laís geram, em seus empreendimentos, cinco empregos diretos. Para o futuro, eles pretendem ampliar a Cristal Louças e adquirir um salão para festas. Fica o exemplo de duas pessoas que pensam sempre em crescer, passando por cima das dificuldades, em busca do sucesso.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande