Rio Grande - Terça-feira, 17/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 16/02/2004

TRABALHO: criativo, Arrieche descobriu um novo filão no mercado

O segredo foi a especialização

O rio-grandino Adão Arrieche tem o talento para escrever, ganhou concursos de contos, publicou trabalhos em jornais, chegou a prestar o vestibular para jornalismo, mas a vida lhe levou para outro caminho. Precisando trabalhar, ele não se deu por vencido, tratou de aproveitar sua criatividade e descobrir um ramo que lhe traria melhor retorno. Passou por diversas empresas, principalmente na área da refrigeração, e acabou montando a Ibéria, tida como a maior loja especializada em refrigeração da cidade.
Adão conta que, ainda criança, trabalhava como faxineiro para ajudar a família. Aos 14 anos de idade, foi morar em Porto Alegre, onde trabalhou com publicidade até a época de servir ao Exército, em 1966. Serviu no Batalhão de Engenharia onde atuou como desenhista e projetista. “Foi lá que eu me aprimorei. Tanto que tive a oportunidade de ser contratado para desenhar o brasão do primeiro bispo rio-grandino, D. Frederico Didonnet – o que lhe deixou satisfeito e, a mim, muito feliz”, lembra.
Com os conhecimentos adquiridos atuando como projetista, poucos anos depois Adão teve a oportunidade de trabalhar em uma firma de refrigeração. “Eles queriam alguém com conhecimento técnico para fazer projetos, como diferencial na venda dos equipamentos. Trabalhei em várias empresas até chegar a gerente de uma das maiores do país. Foi quando decidi começar o meu próprio negócio”, diz.
Em 1994, Adão pediu demissão, vendeu o carro, juntou todo dinheiro que dispunha e transferiu-se para Rio Grande, onde montou uma loja para atender apenas técnicos em refrigeração. “Vim para cá sozinho, deixei minha mulher e meu dois filhos no apartamento de Porto Alegre, a única coisa que me restara. Montei a loja em uma garagem pequena, que também era a minha moradia. No início foi muito difícil”, ressalta.
Mesmo com todas as dificuldades e empreendendo tudo o que tinha em um mercado restrito, Adão teve o sucesso que esperava. Isso ele atribui, primeiramente, à ajuda que recebeu do antigo patrão para iniciar o negócio, e em segundo lugar, ao trabalho junto com a família. “Hoje, sem modéstia, posso dizer que a Ibéria é a maior loja especializada em refrigeração de Rio Grande, com mais de 70% do mercado. O segredo para chegar até aqui foi trabalhar pensando em fornecer material para os técnicos”, pondera.
Para o futuro, Adão pretende “apenas” se manter como o líder do mercado na cidade. Mas revela que o ramo de peças para microondas é bastante promissor em Rio Grande e não esconde um certo interesse. “Existe muita procura por peças de reposição, aqui na minha loja sempre aparece alguém perguntando. Acho que esse é o grande nicho para alguém que quer investir”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande