Rio Grande - Sábado, 20/04/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 19/01/2004

EXPANSÃO: empresário acredita na diversidade dos negócios

O conhecimento aliado à criatividade

O currículo de Alberto Amaral Alfaro é rico em realizações, como cursos e outras atividades, entre públicas e comunitárias. Entretanto, é incapaz de transmitir para quem o lê a inteligência e destreza desse grande empreendedor rio-grandino. Segundo suas próprias palavras, o conhecimento é a chave para qualquer negócio, e foi nisso que ele se dedicou boa parte de sua vida. Alfaro é advogado com pós-graduação em Direito, e atualmente está fazendo doutorado na Universidade de Buenos Aires. Também é técnico em contabilidade e em transações imobiliárias.
Toda essa carga de conhecimento, aliada à criatividade e ao espírito empreendedor de Alfaro, resultou em alguns empreendimentos que deram bons resultados em Rio Grande, sendo responsáveis por 60 empregos diretos. “Meu primeiro emprego foi como jogador de futebol, quando tinha 18 anos. Depois de formado, tive minha primeira experiência com administração de empresa num escritório de advocacia. Depois, montei uma imobiliária e fui diretor do Senai por sete anos. Então, vieram os outros negócios”, ressalta.
Há cerca de 11 anos, Alfaro montou a Agência de Correios da Silva Paes, considerada por ele seu empreendimento mais promissor. “O grande acerto nesse negócio foi ter começado sem visar ao lucro imediato. Quando começaram as privatizações, achei que seria uma boa idéia colocar cabines telefônicas particulares, com preços praticamente iguais aos orelhões, mas oferecendo conforto e segurança. No local, também montei uma agência de correios, com algumas novidades, como guichê especial para o atendimento de empresas e duas horas a mais no atendimento”, destaca.
Outro empreendimento a que Alfaro se dedicou, juntamente com um sócio, foi a criação de uma agência de distribuição de cartões telefônicos para celulares e telefones públicos, sob o nome de Unicard. Apesar de nova, a empresa já é responsável por uma área de 49 cidades no Estado, com mais de mil pontos de vendas. “Trabalhamos com as principais operadores, como a Tim, Vivo e também com a Brasil Telecom. Também estamos com um projeto para implantar a recarga virtual de cartões para celulares, através da Internet”, conta.
O mais novo empreendimento de Alfaro é a Star Park, uma firma de gerenciamento de trânsito e estacionamento rotativo. Juntamente com dois sócios, ele pretende explorar o mercado em várias cidades gaúchas.
Para o futuro, Alfaro tem projetos mais pessoais do que financeiros. “Pretendo entrar na área da comunicação social, com uma empresa livre da influência do mercado. Outro projeto é a criação de uma ONG para auxiliar os órgãos de fiscalização, como o Ministério Público, nos moldes da Amigos de Ribeirão Bonito”, conclui.

Readação: Rafael Silva
Fotos: Christian Zangrando



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande