Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 29/12/2003

DIFERENCIAL: empresa fabrica cerca de 2 mil tijolos ecológicos por dia


ATITUDE: depois de aposentado, Diniz sentiu-se ocioso e resolveu montar um negócio próprio

Buscando novas alternativas para a construção civil

O Capitão da Marinha Octaviano Diniz não agüentou ficar em casa após a aposentadoria e resolveu montar um negócio para preencher seu tempo. Ele conta que não tinha nenhuma idéia do que fazer quando se inscreveu no curso Empretec, ministrado pelo Sebrae, para ter uma noção de administração de empresa. “Para mim foi um auto-conhecimento. Lá eles me ensinaram a enxergar as coisas de uma maneira diferente”, ressalta. E deu certo. Terminado o curso, ele montou uma fábrica de tijolos e trouxe para a região uma novidade que promete revolucionar o setor da construção civil.
Octaviano é natural do Rio de Janeiro e serviu à Marinha durante praticamente toda a vida, tendo ingressado na corporação aos 17 anos de idade. Veio para Rio Grande em 1990, onde deveria ficar pouco tempo, mas se apaixonou duplamente e acabou ficando por definitivo. “Primeiro me apaixonei por minha esposa, que conheci aqui. Depois, pela cidade, que é maravilhosa”, destaca.
A necessidade de não ficar parado fez despertar no marinheiro reformado um espírito empreendedor que nem ele sabia que tinha. “Dediquei minha vida à Marinha, nunca pensei em ser dono de um negócio. Mas agora já penso como um empresário”, pondera.
A Triângulo Fábrica de Tijolos Modulares nasceu de uma idéia amadurecida durante quase um ano. Primeiro, Octaviano pesquisou bastante sobre diversos mercados. Depois que decidiu o que iria fazer, estudou tudo sobre o assunto. “Parti do princípio de que a principal causa do problema de moradia do brasileiro está na baixa renda das famílias. Quis montar um negócio que servisse de alternativa para baixar os custos da obra, pensando nesse nicho de mercado. Decidi por fabricar tijolos mais baratos e com qualidade superior aos comuns, utilizando uma técnica nova”, conta.
Como todo negócio em fase inicial, a produção da Triângulo Fábrica de Tijolos e Artefatos ainda é pequena: cerca de 2 mil unidades por dia. Octaviano diz que a comercialização é a principal dificuldade encontrada até agora. “Por ser uma novidade, as pessoas tendem a desconfiar um pouco, mas as vantagens são evidentes”, argumenta.
A técnica consiste em misturar areia argilosa e cimento ou cinza-cal. “Também é conhecido como tijolo ecológico, porque não utiliza queima, é apenas prensado. Isso poupa as árvores de onde sai o carvão. Por ser um sistema modular, isto é, por utilizar encaixes, dispensa a argamassa, representando uma economia de cerca de 30% no custo da construção”, revela.
Com tantas vantagens, Octaviano já pensa em ampliar seu negócio e conquistar o mercado de outras cidades da região. Atualmente, a fábrica mantém apenas três empregados fixos, mas com a ampliação deverá contratar mais gente. “Até o final de 2004, pretendemos produzir também tijolos de cimento e lajotas do tipo unistein”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande