Rio Grande - Segunda-feira, 19/08/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 22/12/2003

TALENTO: além de dar aulas, Nara expõe seus trabalhos em feiras

Levando arte para todos

Nara Rúbia S. da Silva sempre teve contato com as artes. Desde criança seus pais lhe proporcionaram os meios para desenvolver essa aptidão. Aos nove anos de idade ela ganhou seu primeiro material para desenho e não abandonou mais a pintura. Formou-se em Artes Plásticas pela Furg, mas somente depois da aposentadoria conseguiu realizar seu sonho de criar um espaço para ensinar e desenvolver atividades artísticas em São José do Norte. Uniu conhecimento e motivação e partiu para seu maior objetivo: a Oficina de Arte Nara.
Ela começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, num bar de propriedade de seu pai. Também trabalhou como secretária e vendedora. Chegou a confeccionar malhas e foi proprietária de um salão de beleza, antes de se formar professora. Depois de formada passou a lecionar Educação Artística em escolas estaduais do município nortense, onde era responsável por diversas atividades extra-curriculares como coral de alunos, teatro e banda marcial.
Mesmo com uma profissão voltada à sua grande paixão, Nara sentia que ainda não estava totalmente realizada. Isso, porque não tinha a liberdade de trabalhar a arte da maneira que acreditava. Depois de aposentada, ela teve o tempo e a experiência que precisava para fornecer aulas particulares. E para isso, montou uma estrutura de dar inveja a artistas de qualquer parte do país.
Começou a dar aulas numa sala pequena, com poucas alunas, a maioria interessada em aprender apenas artesanato para aumentar a renda familiar. “Por isso, também incluí algumas técnicas de artesanato nos cursos, o que aumentou consideravelmente a procura”, relata. Com o sucesso que conseguiu, já nos primeiros anos, Nara fez uma reforma no prédio e ampliou a capacidade de seu atelier.
Hoje, a Oficina de Arte Nara é o único lugar em SJN que oferece cursos de artesanato, arte em papel, pintura em madeira, tecido, cerâmica, vidro, tecido, esmaltação, além de pintura a óleo entre outras técnicas.
Entretanto, para iniciar seu empreendimento, ela conta que precisou driblar o baixo poder aquisitivo das clientes oferecendo cursos rápidos, com materiais mais acessíveis. Também colocou à disposição das alunas um espaço para a comercialização dos artigos produzidos durante as aulas. “Foi o suficiente para transformar o local num ponto de encontro. Mesmo fora do horário das aulas”, destaca.
Para o futuro, Nara pretende transformar sua oficina em uma escola. Ela ressalta que o projeto já está em andamento. “No ano que vem abrirei maior número de turmas, inclusive para crianças a partir de 12 anos. A intenção é contratar mais professores e transformar meu atelier em um centro de educação em artes”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande