Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 17/11/2003

Sulimar possui paixão antiga pela criação de animais do campo

Buscando uma pecuária mais competitiva


Com apenas 12 anos de idade, Sulimar Nunes Farias começou a trabalhar vendendo gelo para ajudar no orçamento da família. O ano era 1964 e ele fazia as entregas utilizando uma carroça. Para um adolescente que nasceu e cresceu num ambiente urbano, aquele era o único contato direto com a vida do campo. A convivência com o cavalo despertou uma paixão que, anos depois, seria decisiva em sua vida, chegando a vice-presidência do Sindicato Rural.
Sulimar também trabalhou como empacotador na antiga rede Lojas Pernambucanas. Entretanto, em 1968, aos 16 anos, ele teve sua primeira experiência à frente de um negócio e descobriu que tinha um talento especial e um espírito empreendedor que não o deixaram ficar apenas com uma fonte de trabalho. “Eu e mais dois sócios compramos uma lancheria no abrigo de ônibus da Praça Tamandaré. Éramos três pessoas para uma loja pequena. Então decidimos investir também no transporte para o Cassino, que na época era feito por lotação. Trabalhamos durante três anos com quatro vans”, conta.
Em 1972, Sulimar vendeu sua parte no negócio de lotações, comprou a parte dos sócios na lancheria do abrigo e ainda adquiriu as duas outras lojas do local. “Cheguei a ter outra lancheria que funcionou por 15 anos. Nesse meio tempo, comprei um box na Galeria Conde, onde montei uma tabacaria, e também fui proprietário de um posto de gasolina próximo ao trevo, que naquela época era chamado de V”, ressalta.
A partir do negócio do posto de gasolina, a vida de Sulimar começou a voltar-se para a sua antiga paixão pelas coisas do campo. Ele se desfez do negócio, e com a venda do posto, em meados da década de 70, resolveu investir na pecuária. “Comecei pequeno, arrendei umas terras e comecei a criar gado. Pouco tempo depois surgiu a oportunidade de comprar parte da fazenda. Vendi todos os animais e adquiri minha própria terra”, conta.
Em 1983, Sulimar comprou uma pequena distribuidora de alimentos, a Terramar, e investiu na ampliação do negócio. “Começamos também a distribuir bebidas, chegamos a ser os únicos representantes da Coca-Cola em Rio Grande. Nessa época, juntando todos os meus negócios, tive mais de 200 funcionários diretos, fora os indiretos. Tinha também 16 caminhões”, relata. Ainda nesse período, ele montou a rede de supermercados Terramar, que posteriormente foi vendida para a rede Zona Sul.
No ano de 1995, ele deixou os negócios no ramo de alimentos e passou a se dedicar mais à pecuária. Começou a adquirir as terras em volta de sua propriedade para poder aumentar a produção. Passou a explorar outras atividades da vida rural, como plantação de arroz.
Hoje sua fazenda é uma das mais importantes da região e trabalha com animais de cabanha, semi-confinados, além de cavalos crioulos. “Investimos no melhoramento genético e inseminação artificial. Mesmo com o sucesso, me sinto o mesmo da época em que trabalhava vendendo gelo em uma carroça”, pondera.

Foto Daniele Lopes



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande