 |
 |

Farmácia com o visual mais moderno
|
 |
 |
Competência na diversificação de atividades
Às vésperas de completar 25 anos, a empresa Drogarias Manchester é uma das maiores de Rio Grande. A criação de uma rede de drogarias no município teve como mentor o empresário José Ademar Lopes, 50 anos, proprietário e um dos mais ativos empreendedores da Zona Sul.
Formado em Técnica Industrial pelo CTI, Lopes iniciou sua vida empresarial como funcionário da Refinaria Ipiranga, onde trabalhou por dez anos. De lá, o rio-grandino partiu para uma rápida passagem como funcionário da Cônsul, em Joinville/SC. Surgiu-lhe a idéia, então, de criar na cidade-natal uma drogaria. “Muitas pessoas tinham como principal referência os farmacêuticos, a quem chamavam, inclusive, de “médicos de confiança”. Mas o mercado estava mudando, surgia a industrialização em massa dos remédios, e as drogarias surgiam para ocupar esse espaço do mercado. A nossa diferença estava em oferecer uma loja que apenas comercializasse, que não fosse voltada à manipulação dos medicamentos”, afirma.
A idéia de Lopes foi concretizada em julho de 1977. “Eu tinha afinidades comerciais, minha vontade era de ser comerciante. Meu sogro administrava uma farmácia e, com ele, tive um pequeno mas valioso aprendizado”, lembra o empresário.
As atividades foram iniciadas em um espaço pequeno, com o auxílio de apenas um farmacêutico. O crescimento da empresa foi bastante rápido em comparação a outras empresas de pequeno porte: cinco anos após a inauguração da drogaria, já estava sendo fundada a primeira das duas filiais da Manchester. Atualmente a empresa conta com três lojas no Centro da cidade e 50 funcionários revezando-se entre seus serviços. “A criação das filiais veio para melhorar o poder de compra e rotatividade dos medicamentos. Diminuímos o número de produtos vencidos e, com isso, ganhou o cliente”, explica Lopes.
Além das atividades com as drogarias, Lopes mantém-se envolvido, há mais de 15 anos, com outros negócios. A Agropecuária Manchester Negócios Rurais foi implementada em Piratini/RS e teve sua sede transferida há alguns anos para o distrito do Povo Novo, em Rio Grande. No local é realizada a criação, recriação e engorda de bovinos e outras atividades de plantação.
Na vida pública, Lopes também é um dos rio-grandinos mais atuantes, sendo responsável por diversas realizações de importância para o município. Ele foi fundador da Associação Regional de Proprietários de Farmácias da Zona Sul (Arcofarma), além de ser, atualmente, vice-presidente da Associação de Proprietários de Farmácias do Estado do Rio Grande do Sul (Asprofarg) e diretor-financeiro do Sindicato Rural de Rio Grande. O empresário foi também diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e diretor distrital da Federação das CDLs do Estado, e é o presidente da 28ª Expofeira. O evento será realizado de 14 a 17 de novembro deste ano.
A Manchester passa por um processo de sucessão familiar: formada em Administração, a filha Taise já é administradora empresarial da drogaria e tem total confiança do pai para assumir outros cargos no futuro. “Em uma sociedade empreendedora, os indivíduos enfrentam um enorme desafio que precisamos explorar como sendo uma oportunidade, a necessidade por aprendizado e reaprendizado continuados. Nunca se sabe, nunca se aprendeu ou fez tudo”, finaliza o empresário.
|