Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 20/10/2003
Acreditando no consumidor de São José do Norte

Com a falta de oportunidades de emprego em São José do Norte, Maurício Soares Potrich, após procurar durante muito tempo uma atividade que lhe permitisse continuar morando no município, decidiu trabalhar por conta própria, em 1999, produzindo cartões de visita, lembranças para aniversário, folderes e outros artigos em computação gráfica. Devido ao bom relacionamento com os clientes, a procura pelo seu trabalho foi aumentando e foi crescendo a necessidade de formalizar uma empresa para poder suprir a demanda. “Na verdade, eu percebi que não existia nenhuma agência especializada nesse tipo de trabalho na cidade. Também foi bem na época em que comecei a vender computadores, e precisava me estabelecer em um local com as portas abertas para receber os clientes”, conta.
O primeiro passo tomado por Maurício para abrir sua empresa foi buscar o conhecimento necessário para começar a administrar seu negócio. “Procurei o Sebrae e fiz o curso Brasil Empreendedor, que me deu a noção de como seria lidar com impostos, lucro, cadastros de clientes, estoque e outras coisas”, relata.
Mesmo com a empresa já regulamentada, Maurício ainda trabalhou por alguns meses com as portas fechadas. Já havia adquirido um local para montar a agência, mas precisou fazer uma reforma no prédio. “Funcionamos cerca de um ano nesse sistema. Minha clientela surgia a partir dos contatos e das amizades”, destaca.
Com a abertura da loja, veio a oportunidade de diversificar o ramo de atividades. Maurício se tornou agente credenciado de uma empresa de telefonia celular, e passou a comercializar aparelhos celulares e acessórios. “Também não existia ninguém explorando esse mercado e achei que a diversificação traria mais segurança ao meu empreendimento”, argumenta.
Mesmo com a loja montada e com diversos produtos à venda, o sucesso do negócio custou para chegar. Maurício conta que precisou trabalhar muito para vencer o costume dos nortenses de realizarem suas compras na cidade de Rio Grande. O segredo foi oferecer o melhor preço, mesmo se tivesse que sacrificar o lucro. “O foco do trabalho passou a ser a satisfação do cliente. Não deu para ficar só na comercialização de computadores e celulares, precisei oferecer algo mais para conquistar a confiança do cliente. Comecei a oferecer também assistência técnica, venda de peças e acessórios”, pondera.
Conforme Maurício, qualquer empreendimento em São Josédo Norte se torna complicado devido à situação financeira ruim pela qual o município atravessa. Ele só consegue manter sua empresa no mercado devido à diversificação das atividades. Mesmo com a comercialização de computadores e celulares, a Potrich Informática continua trabalhando com computação gráfica e tem uma clientela assídua. “O difícil é não deixar faltar os produtos nas prateleiras e ao mesmo tempo manter um estoque pequeno atuando em três áreas que estão sempre em evolução”, conclui.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande