Rio Grande - Sábado, 20/04/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 14/10/2003

Empresário precisava de nova alternativa de negócios

Reciclagem de lixo é tratada como atividade formal

Em 1993, aos 20 anos de idade, Marco Antônio Silveira começou a trabalhar como office-boy em uma empresa de despacho aduaneiro. Pouco tempo depois já gerenciava as importações. Seu espírito empreendedor não permitiu que ele ficasse muito tempo como empregado e dois anos após começar como gerente largou o cargo para montar sua própria empresa: a Porto Seguro Despachos LTDA, ligada ao comércio exterior e agenciamento de cargas internacionais. E não parou por aí.
Após ter montado sua primeira empresa, Marco Antônio sentiu a necessidade de fornecer um serviço que geralmente era prestado por agências terceirizadas. Em 1999 ele fundou a Transerg Transporte Rodoviário. “Essa foi uma tentativa de servir melhor os clientes da Porto Seguro e acabou preenchendo uma lacuna no setor”, explica.
Com as incertezas nas relações exteriores no ano de 2001, Marco Antônio percebeu que deveria criar uma terceira empresa, que não dependesse diretamente do mercado externo, e foi aí que ele mostrou ter as principais características dos grandes empreendedores: visão, atitude e estratégia.
Após pensar muito sem descobrir qual o melhor ramo de atividades para investir num novo empreendimento, foi andando pela rua que ele encontrou a resposta. Em um cruzamento qualquer, num dia qualquer, chamou-lhe a atenção uma caminhonete carregada de papelões. Marco Antônio seguiu o veículo, movido tanto pela curiosidade como pela necessidade de conhecer novos mercados. Descobriu que se tratava de uma firma que colhia material para reciclagem e logo se interessou pelo ramo. Ofereceu sociedade e acabou comprando o negócio.
Adquiriu o depósito, o veículo e um pequeno estoque. “Mas o que fez ser um bom empreendimento foi que também adquiri os contatos com clientes e fornecedores, e principalmente o conhecimento da atividade. Isso fez valer o bom preço pago pela pequena empresa”, destaca.
Marco Antônio atribuiu visão empresarial a essa prática, que antes era vista como uma atividade informal. Fundou a Porto Seguro Recicladora, que hoje possui um depósito com 2 mil metros quadrados e outro com mil metros quadrados. A recicladora já possui filiais em Santa Maria, Pelotas e São Lourenço. “Esse é um negócio que me orgulha muito, não só por fornecer emprego para famílias de baixa renda, mas também por contribuir com a limpeza da cidade e a preservação do meio-ambiente”, ressalta.
Ao todo, as empresas criadas por Marco Antônio em Rio Grande fornecem cerca de 30 empregos diretos e mais de 400 empregos indiretos. Somente a recicladora significa uma alternativa para muitas famílias de baixa renda ou mesmo para desempregados, que conseguem ter uma renda mensal de R$ 300, fornecendo o material para a empresa.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande