Rio Grande - Segunda-feira, 19/08/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 15/09/2003

Nossa Primeira máquina: Pratica e rápida

Empresário não acredita em crise, e sim no trabalho

Certamente todo grande empreendedor tem uma vida para contar. Esta coluna já narrou a biografia de diversos empresários que narraram os caminhos percorridos até a boa colocação no mercado. Muitos desses caminhos feitos de pedras, outros até de incertezas. Entretanto, nesta edição reservamos um espaço para contar a história do sucesso absoluto alcançado pela empresa Salis Graf, que teve desde o início uma perfeita sintonia entre funcionários, clientes e fornecedores. “O principal segredo”, segundo um dos sócios da empresa, Lindomar Kucharski.
Lindomar começou a vida trabalhando na gráfica do colégio Salesiano como gerente comercial, em 1975, logo após ter completado seus estudos. Exerceu a função durante 20 anos até 1994, quando percebeu que poderia montar sua própria empresa e disputar um lugar no mercado. “Nunca acreditei em crise porque estou sempre trabalhando. É difícil me ver parado. Eu acho que as oportunidades se abrem para quem não cansa de buscar alternativas”, destaca.
Juntamente com o irmão Vergílio Kucharski e outro sócio Jean Sousa Gomes, Lindomar montou uma gráfica na garagem da livraria que mantinha com a família. Apesar do pouco espaço, a empresa começou inovando o mercado trabalhando com uma máquina duplicadora com tecnologia avançada. “Era muito prática e rápida. Apesar de ter sido cara, essa copiadora nos possibilitou ofertar os melhores preços da cidade e nos manteve vivos”, lembra.
Mesmo com os negócios indo bem, a decisão dos três sócios foi investir todo lucro na ampliação e qualificação da empresa. Eles construíram uma oficina espaçosa e adquiriram máquinas mais modernas. Lindomar conta que ficou cinco anos apenas com a renda da livraria. “Todo o dinheiro que entrava era destinado à ampliação da gráfica”, pondera.
O resultado desse esforço os clientes da Salis Graf podem conferir através da gama de produtos e serviços que a empresa oferece. Ela é a única gráfica da cidade que conta com um departamento de arte final especializado em criação. É a gráfica mais bem estruturada da região e oferece a produção de cartões de visita, convites, talões, revistas, envelopes, malas-diretas, folderes, folhetos, calendários, livros, adesivos, embalagens e outros produtos. “Nosso maior orgulho é de ser responsáveis pela criação e confecção de agendas personalizadas para mais de dez municípios da região. Além disso, temos como clientes empresas de renome como Ipiranga, Petrobrás, Centro Clínico e Terminal Portuário, entre outras”, ressalta.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande