A fotografia aliada ao orgulho de ser rio-grandino
Após realizar algumas pesquisas na Internet e perceber que a cidade do Rio Grande não possuía sites específicos de fotografias, o empresário e fotógrafo Aílton Rosa teve uma brilhante idéia: decidiu aliar sua paixão pela fotografia e pela região onde nasceu ao empreendedorismo, criando quatro endereços eletrônicos. Dois desses sites são dedicados a Rio Grande e outros dois referem-se ao município vizinho de São José do Norte.
Rosa trabalhou por 30 anos no porto, na área da topografia, e desenvolveu a técnica fotográfica de forma auto-didata, algo a ser ressaltado nesta segunda-feira (18), Dia Mundial da Fotografia. “Eu ficava ligado diretamente à cidade, o que provocou uma mudança na minha visão sobre as suas ricas paisagens, monumentos, ruas e praças. O contato diário com diversos tripulantes das embarcações do porto também resultou na troca de idéias, que acabaram contribuindo para que fosse criado um novo conceito em minha mente, o de divulgação da cidade”, resume o fotógrafo.
Suas atividades iniciaram no ano passado, com a criação do site do Rio Grande em Fotos (www.riogrande emfotos.cjb.net), tendo implantado posteriormente o Museu Virtual do Rio Grande, um site pioneiro no Brasil abordando esse assunto. A repercussão foi tão expressiva entre os usuários da Internet que o trabalho de Rosa foi solicitado, inclusive, para figurar no Caderno de Estudos Sociais da terceira série da Escola Nossa Senhora Medianeira. “A atitude desse pessoal é louvável”, afirma ele, agradecendo à coordenadora pedagógica da escola, professora Denise de Ávila Santos. Em São José do Norte foi desenvolvido o mesmo método de trabalho, com a criação do site www.saojosedonor teemfotos.cjb.net, seguido do Museu Virtual da cidade.
Hoje, Rosa conta com o webdesigner Stefano Bianchi e o analista de sistemas Raphael Moita para auxiliá-lo na manutenção dos sites e numa novidade entre as atividades da empresa: a criação e comercialização de CD-ROMs com fotos, vídeos e reportagens sobre a cidade. O primeiro CD foi lançado no ano passado e contém 949 fotografias, todas de autoria de Aílton Rosa. A segunda edição é ainda mais ambiciosa: possui aproximadamente 1,1 mil fotos da cidade e arredores, acompanha DVD com pequenos vídeos, é editada em três línguas (Português, Inglês e Espanhol), e deverá estar nas prateleiras em 30 dias.
Os projetos de Aílton não param por aí. Até o final do ano, ele pretende lançar um terceiro CD-ROM, que vai incluir fotografias antigas e tradução em oito línguas. Além disso, o empresário já prepara novos sites para as cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Piratini, Chuí e Santa Vitória do Palmar. Para cada um desses municípios serão desenvolvidos dois sites, seguindo o exemplo de Rio Grande e São José do Norte.
Fernando Halal
|