Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 28/07/2003

Empresário foi sócio de empresas urbanas locais

Unindo a paixão pela profissão e o espírito de empreendedor

Nesta edição, esta coluna presta uma homenagem aos motoristas rio-grandinos contando a história de dois profissionais do volante que conseguiram unir o amor pela profissão e o espírito empreendedor criando uma das mais conceituadas empresas de transportes de Rio Grande: a Roma Turismo. Manoel Simões de Freitas e seu filho, Roberto Bigliardi de Freitas, ainda mantém o gosto pelo asfalto, mas estão comprometidos com o outro lado da profissão.
Manoel começou a trabalhar cedo, aos 15 anos de idade, quando acompanhava nas viagens o irmão que era caminhoneiro. Aos 24 anos, em 1964, comprou o primeiro caminhão e passou a trabalhar por conta. Em seguida adquiriu um ônibus e começou no transporte urbano. Ao longo de sua vida, Manoel foi sócio das empresas Noiva do Mar e Cotista, além de ter sido superintendente do DATC. Até que montou a Roma Turismo, pegando como sócio o seu filho, Roberto, que também começou como caminhoneiro, tendo adquirido o gosto pela profissão por influência do pai.
Em 1991, Manoel e Roberto adquiram um ônibus e passam a trabalhar com transportes de passageiros para empresas e aluguéis para excursões. Um ano depois, com o aumento da procura, eles compraram mais um veículo e as viagens passaram a ser mais constantes. Nessa época, o escritório da agência ficava na Av. Pelotas e posteriormente passou a se localizar no atual endereço, na rua Aquidaban. O nome Roma Turismo surgiu da união das iniciais dos dois sócios e forma uma palavra que sintetiza toda a missão da empresa.
Desde o início, os dois trabalharam duro para manter a agência num mercado tão competitivo. Pai e filho acumulavam o trabalho do escritório e o ofício de motorista, além de outras funções dentro da empresa. “Começamos pequenos e, por isso, tínhamos que fazer de tudo, até mesmo boa parte da manutenção e da faxina dos ônibus”, conta Roberto.
Hoje, Manoel e Roberto ainda consideram a Roma Turismo uma empresa de pequeno porte, mas que possui uma estrutura capaz de competir com as agências maiores. “Nossa frota de ônibus tem uma idade média de cinco anos e possuímos desde carros convencionais até veículos da série superluxo, leitos e semileitos. Todos com o equipamento necessário como televisão, vídeo, calefação e sanitários. Além disso, somos cadastrados nos órgãos competentes e estamos aptos a realizar viagens para qualquer parte, até mesmo para o exterior”, destaca Manoel.
Manoel também ressalta que o grande diferencial oferecido vem do fato dos dois sócios terem experiência como motoristas. “Isso faz muita diferença na hora de contratar um profissional. Como nós somos do ramo, reconhecemos um bom motorista já nos primeiros dias e podemos fazer uma melhor seleção e assim oferecer mais segurança aos clientes”, pondera.
A maior dificuldade que os dois sentem para trabalhar em Rio Grande é o fato de não possuírem uma linha regular, o que garantiria uma receita fixa e abriria espaço para mais investimentos na empresa. “Nós costumamos dizer que a pior linha municipal ou intermunicipal já nos serviria. Isso com certeza nos daria espaço para crescer e levar o nome de Rio Grande para outras regiões”, conclui Roberto.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande