Rio Grande - Domingo, 20/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 24/06/2002

Unimagem possui equipamentos de última geração e conta com um corpo clínico formado por 14 médicos

Um batalhador pelo desenvolvimento de Rio Grande

Quem, em Rio Grande, já não ouviu falar do médico, advogado e político Juarez Molinari? Geralmente associado à política, Molinari, de 57 anos, afirma buscar incansavelmente o desenvolvimento da cidade. O que muitos não percebem é a sua faceta como empresário, um dos mais ativos a passarem pelo município em toda a sua história.
Nascido em Carazinho, interior do Rio Grande do Sul, Molinari mudou-se para a Zona Sul em 1965 para cursar a faculdade de Medicina na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A identificação com Rio Grande foi imediata e, paralelamente, seu interesse no mundo dos negócios aflorou já nesse período. O então estudante associou-se à Livraria Mundial, que pertencia ao sogro; começou a dar opiniões sobre a sua administração, aconselhando-o a transferir o prédio, em má conservação. A idéia foi aceita e mostrou-se bastante satisfatória.
Desde então, Molinari passou a assumir, ainda na faculdade, cargos político-acadêmicos, desenvolvendo a reconhecida capacidade de liderança: foi presidente do DCE e do Diretório Acadêmico de sua faculdade, quando conseguiu verba para ampliar as instalações da UCPel, onde mais tarde, inclusive, lecionaria. Após a formatura, em 1971, ele e a esposa Mara decidiram fixar residência em Rio Grande. O médico recém-formado abriu, dois anos depois, um consultório próprio. O sucesso da empreitada permitiu-lhe abrir uma clínica sete anos depois, em sociedade com um amigo. O Centro de Ultra-sonografia e Diagnóstico apresentava a Rio Grande diversos equipamentos bastante modernos para a época. Além de atender a pacientes de toda a Zona Sul, a clínica empregava médicos rio-grandinos. “Naquela época, a maioria de nós, médicos dessa área, pertencíamos a Pelotas. Toda a renda deveria, portanto, ficar aqui, para que nossos profissionais recebessem melhor. Além disso, o atendimento era muito mais próximo à clientela”, comenta o empresário.
O Centro tornou-se a Unimagem, criada há pouco mais de um ano com a participação de um filho seu, também médico, e de dois sócios na administração. Com instalações de bom gosto e equipamentos de última geração, a clínica atende a todos os convênios e conta com um corpo clínico de 14 médicos, além de oito funcionários.
Paralelamente aos negócios pessoais, Molinari desenvolveu um currículo impressionante nos mais variados cargos empresariais. Entre eles figuram: presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande; presidente da União de Vereadores do Estado, através da qual decidiu instalar a Casa do Vereador, em Porto Alegre; coordenador do Inamps em Rio Grande, pelo qual criou postos médicos em toda a periferia e no interior; chefe do Posto de Puericultura Dra. Rita Lobato, onde lançava campanhas de vacinação e aleitamento materno; três gestões na Central Nacional da Unimed; coordenador estadual do Fundacentro; e, por fim, presidente da Câmara de Comércio, cargo que exerce atualmente. É graduado também em Direito pela Furg.
“É preciso buscar investimentos para Rio Grande e o grupo que atua comigo na Câmara nesses cinco meses comunga dessa idéia, de buscar o crescimento da cidade. Não posso aceitar pensamentos negativos”, afirma ele. O nome de Molinari é visto com grande freqüência na mídia local, sempre acompanhando comitivas em viagens que visam à, justamente, trazer fábricas e filiais de indústrias para o município. Ele foi também o mentor das geminações com as cidades de Águeda, em Portugal, e San Carlos, Uruguai.
Sobre o turismo local, Molinari diz que é mal explorado. “O aeroporto deve ser ampliado, assim como a questão do Cassino não pode ser pensada somente para o verão. É necessário que despertemos uma nova mentalidade a hoteleiros e donos dos demais estabelecimentos comerciais. Temos grande potencialidade na área turística, o que ainda não é percebido pela mídia no Estado e resto do país e, por que não dizer, no mundo”, avalia.
Sempre buscando a atualização, Molinari realiza hoje dois cursos de pós-graduação. Participa, sempre que possível, de congressos e outros eventos relacionados à medicina, e já viajou pelos quatro cantos do mundo em busca de especialização profissional. “A medicina é uma área em constantes mudanças, e não é a idade que impede-nos de estudar. Temos de acompanhar a evolução. Manter-se atualizado é um dever como profissional e uma demonstração de respeito para com a clientela”, afirma.
Molinari atribui suas conquistas ao apoio constante da família. “Tudo o que tenho não foi dado de herança, e, se tive sucesso alguma vez, deveu-se ao apoio de minha mulher e meus filhos”, conclui, dizendo que, enquanto tiver forças, não vai desistir “de batalhar pelo desenvolvimento da cidade que aprendi a amar”.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande