Rio Grande - Segunda-feira, 19/08/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 14/07/2003

A troca de emprego estável pela famácia própria foi bem-sucedida

Segredo de unir experiência foi o diferencial

Sérgio Renato Caldas começou a trabalhar em farmácia em 1971, como balconista da Drogaria Khautz, em Pelotas. Cinco anos depois foi para Porto Alegre trabalhar como vendedor dos produtos do Laboratório Andromago. Passado um ano, mudou-se para São Lourenço do Sul, onde foi contratado como gerente da Farmácia Montesuma. Depois da experiência como gerente de farmácia, Renato foi trabalhar na distribuidora de medicamentos Dimedi, proprietária da rede Panvel, onde ficou por dez anos. Começou na empresa como vendedor viajante, cobrindo todo o Estado, depois assumiu a comercialização dos produtos em Rio Grande. Iniciava aí uma relação muito forte com o município.
Em pouco tempo percebeu que o mercado de farmácia de Rio Grande carecia de um produto diferenciado e resolveu largar a estabilidade de um bom emprego para montar sua própria farmácia. “Eu já estava estabilizado. Tinha mulher, filhos e um emprego que pagava bem. Mesmo assim resolvi arriscar, porque acreditava que a região precisava de um conceito diferente de farmácia”, lembra.
Em 1984, Renato se desligou da Dimedi e com o dinheiro da indenização salarial montou sua primeira loja, a Drogaria Caldas. Ele conta que, além de um layout totalmente novo, a chave para o sucesso da sua empresa foi investir no atendimento dos clientes. Tanto, que um ano depois já montava a segunda farmácia criando uma rede. “Antigamente o pessoal apostava muito na força do nome da sua empresa. Ninguém se preocupava com detalhes como agilidade e conforto. Nós investimos na modernidade da estrutura e do atendimento, e esse foi o diferencial que garantiu a nossa permanência no mercado”, explica.
Depois da reforma e ampliação da nova loja, Renato resolveu investir em outra cidade da região. “Como a família da minha mulher mora em Arroio Grande, optei por montar uma filial naquela cidade. Hoje nós estamos com essa loja há 16 anos, sempre em expansão”, relata.
Com a idéia de estar sempre buscando a ampliação da rede, Renato montou uma filial no Cassino, que abre apenas na temporada de veraneio. E em 1998, adquiriu a Farmácia Universal, uma das mais tradicionais de Rio Grande. “Ela está neste local há 107 anos e incorporamos na nossa rede para dar continuidade a essa história”, ressalta.
Com a experiência que obteve trabalhando no ramo e a visão que adquiriu viajando e conhecendo diversas empresas, Renato não teve grandes dificuldades na hora de colocar em prática o empreendimento. “Isso porque aqueles foram tempos ótimos para quem quis investir em farmácias já que não havia muitas em Rio Grande”, argumenta. Ele atribui seu sucesso principalmente ao conhecimento que com sua esposa, Vânia Caldas, possuíam sobre o mercado, desde o início. “Eu considero o fato de termos nos conhecido em uma farmácia e sempre trabalharmos juntos uma vantagem sobre a concorrência”, avalia.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande