Rio Grande - Segunda-feira, 19/08/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 30/06/2003

Industrialização de caramujos é um dos segmentos empresariais

Empreendendo na diversificação das atividades

Porto-Alegrense, Jorge Souza veio para Rio Grande faz 25 anos para jogar futebol de salão no Honório Bicalho. Ao chegar no município se encantou com a área portuária. Permanecendo aqui, viu que o peixe era um mercado promissor na época e decidiu entrar no negócio. Como um bom empreendedor, ao ver que o pescado estava atravessando uma crise, foi buscar novas alternativas para aumentar a renda. Depois de pensar em algo novo, mas dentro de sua área, ficou sabendo que o caramujo era importado pela China. Fez algumas pesquisas, descobrindo que o Chile era o único país que realizava esse tipo de exportação.
Então, em 1992 foi para lá e conseguiu entrar na empresa que trabalhava com o caramujo. Começou carregando os caminhões, mas em pouco tempo foi subindo de cargo, e em média de dois anos e meio, conseguiu descobrir como eram feitas todas as químicas para enlatar o caramujo. Em 1995 voltou para Rio Grande, e em parceria com a empresa chinesa Comasia realizou pesquisas para saber os locais mais adequados para a pesca do caramujo, além de ensinar para os pescadores o processo para que não acontecesse a pesca predatória. Atualmente a empresa de Jorge trabalha com pescados e exporta caramujos em lata para a China. Além disso, Souza está trazendo para Rio Grande, na localidade da Barra, a empresa Edifrigo que trabalha com peixe congelado.
Mesmo estando envolvido na área portuária, Jorge nunca deixou de lado a sua paixão pelo cinema. Quando residia em Porto Alegre, fez alguns trabalhos na área e criou roteiros. Quando ia levar o peixe para vender em São Paulo e no Rio de Janeiro, visitava as produtoras de cinema, onde tinha acesso livre, pois levava o produto de presente. Jorge destaca que, desta forma, teve a grande oportunidade de conhecer um dos fundadores do cinema no Brasil, Primo Carbonari, que fundou 84 cinemas em São Paulo. Durante o tempo em que estavam realizando as pesquisas para entrar no mercado de caramujos, fez uma Academia de Cinema em Curitiba, onde foi destaque de sua turma.
Ao voltar para Rio Grande, trazia a idéia de fazer cinema no município. Estando na orla portuária e gostando do ambiente, pegou o pessoal do peixe e começou a produzir um de seus roteiros. “Assim que eu falei com o pessoal eles gostaram da idéia e começaram a agitar tudo junto comigo”, conta Jorge. O Caso do Policial José foi sua primeira produção feita em Rio Grande, com atores rio-grandinos que mostraram grande talento. “O dinheiro que eu ganho com o peixe, invisto no cinema”, afirma Jorge, que tem planos futuros de fazer o 1º Festival de Cinema de Rio Grande, dando continuidade a este trabalho. O Caso do Policial José é um curta-metragem de 22 minutos que se passa na área portuária de Rio Grande e foi produzido em uma semana.
No Festival Nacional de Santa Maria concorrendo com 244 curtas, a produção de Jorge Souza foi para a final e ficou entre os 16 melhores. A premiação ocorre em 5 de julho. Jorge já inscreveu seus trabalhos em outros festivais, entre eles o de Cinema de Gramado e o do Jornal do Brasil do Rio de Janeiro. “Com esse curta-metragem alguns de nossos atores foram convidados para fazer diversos outros trabalhos fora de Rio Grande, ou seja, atuando no Caso do Policial José eles tiveram várias portas abertas”, relata Jorge.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande