Rio Grande - Sábado, 20/04/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 09/06/2003

TV Mar é uma emissora consolidada na comunidade local

Visão de mercado e coragem para investir

O empresário Valdelino Gonçalves Bueno começou muito cedo com um curioso negócio: trocou um pássaro que possuía por um relógio que tanto queria ter. Como toda criança, começou a mexer em seu relógio, montando e desmontando. Depois de algum tempo já estava consertando relógios para a vizinhança, em Camaquã, cidade em que residia. Precisando trabalhar foi pedir emprego em uma relojoaria da cidade, conseguindo devido à experiência que possuía com o equipamento. O estabelecimento onde ele trabalhava em 1984 abriu uma filial em São José do Norte, para onde Valdelino foi transferido, ficando como gerente da relojoaria. Com o mercado muito concorrido, o dono do estabelecimento fechou a filial e o empreendedor Bueno abriu uma relojoaria, consertando e vendendo jóias e relógios. Durante onze anos ficou no ramo trabalhando por conta própria.
Porque desde cedo mexia com eletrônica, fazendo rádios, e por ver que o mercado começou a ficar promissor, Bueno fechou o estabelecimento de jóias e relógios e começou a trabalhar prestando assistência técnica na área de rádio comunicação para as indústrias, entre elas, para a Flopal Reflorestamento. Fazia também a manutenção de rádios de táxi e dos aparelhos da antiga Central de Bip de Rio Grande. Mais uma vez pensando no mercado passou a trabalhar com venda e instalação de antenas parabólicas. Pelos conhecimentos técnicos, foi Bueno quem ajudou a montar em 1987 a primeira antena parabólica instalada em Rio Grande. Com a venda de parabólicas, liderou o mercado atendendo Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço, Camaquã, Pelotas, Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul, entre outros. Para ficar ainda mais preparado para o novo mercado que estava chegando, Bueno fez um curso de especialização em antenas digitais por assinatura e mais uma vez o primeiro aparelho desse tipo instalado no município teve a sua participação e de seu filho, Cristiano Bueno, em 1996. Assim, o empresário começou a vender, além de antenas parabólicas, as por assinaturas. “Com a TV a Cabo, a parabólica decaiu muito, por isso precisei acompanhar e buscar um mercado alternativo. Foi quando, então, comecei no ramo de TV por assinatura”, ressalta Bueno.
Em 1999 Bueno decidiu juntar a técnica que possuía aos conhecimentos do amigo Azambuja Júnior, que possuía uma produtora, e criou um novo canal de televisão para Rio Grande. Hoje, com uma proposta totalmente voltada para a comunidade, a TV Mar é uma emissora consolidada e com o reconhecimento da comunidade. “No começo foi um pouco difícil, como em todos os novos negócios. A comunidade levou um tempo para acreditar na TV Mar. Com muito trabalho conseguimos que a TV tivesse a credibilidade dos rio-grandinos por mostrar aquilo que eles gostam de ver, que são os assuntos do município”, explica. Cobrindo eventos da comunidade ao vivo, como Carnaval, Fearg e Festa do Mar, entre outros, a emissora a cabo é um grande sucesso. O inicio foi com apenas dois funcionários. Atalmente são 30. “Nossa meta de conquistar o povo rio-grandino já foi alcançada, pois com o retorno de nosso público vemos que a TV é muito solicitada e lembrada pela comunidade. Realmente somos uma televisão que veio para ficar”, diz o empresário. Para estar sempre atualizado e bem colocado no mercado, ele está pensando em algumas alterações, como investimento em novos equipamentos para a melhoria da qualidade, novos programas e mudança de endereço, no centro da cidade, para um local mais amplo, prestando melhor atendimento à comunidade.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande