Rio Grande - Sábado, 20/04/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 13/05/2003

Comércio tem obtido sucesso em São José do Norte

Investindo e acreditando em sua região

Há 40 anos no mercado, o empreendedor nortense Gastão Barbosa Sá, de 66 anos, vende com qualidade e conquista a credibilidade de seus clientes. O empresário veio de uma família pobre e trabalhadora. Aos 8 anos Gastão começou a trabalhar com o pai aprendendo a profissão de carpinteiro, e nas horas vagas fazia carretos para ganhar um dinheiro extra, para ajudar em casa. Sendo assim, ele não teve tempo para a escola devido ao trabalho. “Sei que a escola era importante, mas eu sentia que deveria ajudar minha família e acabei cursando apenas o terceiro primário”, ressaltou Barbosa Sá. Aos 19 anos começou o Exército onde passou três anos e fez vários cursos, sendo graduado a cabo em um deles.
Ao sair do Exército, aos 21 anos, o empreendedor exerceu a profissão de carpinteiro profissional. Foi chamado para construir diversas escolas no interior de Tavares, onde um comerciante da região reconheceu o seu potencial e o convenceu a colocar uma filial de sua loja em São José do Norte. Assim começou a caminhada promissora. Em cerca de um ano o comerciante desistiu desta filial, e como tinha um certo apreço por Barbosa Sá, sabia que era alguém com potencial que merecia crescer, repassou o estoque que sobrou. Hoje, depois de 40 anos empreendendo no Norte, o empresário possui duas empresas, que são além dele, administradas também por seu filho.
Barbosa Sá credita no potencial de seu município, que diz ser riquíssimo, mas que enfrenta alguns problemas devido à falta de ligação e de parcerias para desenvolver o turismo. “Tudo que ganhei no Norte invisto no Norte, e esta é a minha contribuição para o desenvolvimento de minha região”, destacou. Embora alguns problemas, como o horário não fixo de balsas que atravessam carros, o Norte continua tendo grande potencial turístico que precisa ser explorado. Sendo assim, para contribuir com este potencial o empreendedor investiu em cabanas amplas e confortáveis na praia do Mar Grosso, caracterizada por suas altas ondas.
Ao longo de seus 40 anos de investimentos em São José do Norte, além das Cabanas o empreendedor possui uma ferragem, uma madeireira e uma casa de móveis e eletrodomésticos. É como diz seu slogan “Dos móveis à construção é tudo com a Gastão”. Lá, segundo ele, o cliente entra com a intenção e sai com a casa pronta. Embora a concorrência exista, o comerciante procura sempre manter a qualidade, o bom atendimento e o bom preço que são fundamentais para satisfazer o cliente. Ressalta que seus clientes pesquisam preços e prazos e acabam voltando às suas lojas para negociar. “O cliente de São José do Norte é fiel a sua região”, afirmou. Na loja há 40 funcionários, e o empreendedor afirma que se tiver que cortar custos em sua empresa jamais será com funcionários. Afinal, são 40 famílias que dependem de seus investimentos. Ele diz que em todo esse tempo de comércio nunca criou problema social dentro dos estabelecimentos.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande