Rio Grande - Segunda-feira, 19/08/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 07/07/2002

Laudares Boaventura Dias Neto atua como técnico inventor e possui uma empresa de importação e também de exportação

O inventor que é um empresário de sucesso

Mesmo localizada na rua mais comercial da cidade, uma pequena loja de assistência técnica passa despercebida pela maioria da comunidade rio-grandina. O que poucos sabem é que, nesse ponto da rua General Bacelar, também está instalada uma das mais respeitadas empresas de fabricação de inventos do país. O sucesso se deve principalmente aos esforços do empresário Laudares Boaventura Dias Neto, de 49 anos.
Atuando há mais de 25 anos como técnico inventor e formado pela extinta escola técnica Compter, em São Paulo, Neto trabalha em inventos eletroeletrônicos desde 1974. Foi o ano do advento do relógio eletrônico no Brasil. “Sabia que podia fazer algo inovador na área. Na época, os colegas me chamavam até de Professor Pardal”, brinca o empresário-inventor, referindo-se ao célebre personagem criado por Walt Disney.
Hoje, três aparelhos são a marca da empresa Limpar 2020 Importação e Exportação Ltda. São duas máquinas de solda e uma para limpeza de relógios, inventadas pelo proprietário. Neto possui patente registrada do Limpar 2020, exclusivamente por ser um produto diferenciado. Sem precisar desmontar o mecanismo, o aparelho faz toda a limpeza dos relógios e verifica se há peças quebradas. Com garantia de cinco anos, os inventos já foram vendidos a praticamente todos os estados do Brasil e, segundo Neto, somente clientes do Distrito Federal ainda não manifestaram interesse pelos aparelhos. Entre os clientes da Limpar 2020 figura um dos principais fabricantes de jóias e relógios do país, a Technos. “Foi nosso primeiro cliente, o que nos surpreendeu e muito”, recorda.
A notoriedade da empresa foi multiplicada no ano passado, através de uma publicação na revista especializada BR & J, voltada a fabricantes de relógios e jóias e editada em todo o mundo. O empresário recebeu inúmeros e-mails interessados nos produtos, inclusive vindos de países da Europa. Uma empresa portuguesa já é representante exclusiva dos produtos naquele país, acordo firmado em maio deste ano por meio de um contrato. Cerca de 60% da produção são destinados a essa empresa de Portugal.
A Limpar 2020 foi visitada no segundo semestre de 2001 por representantes do governo do RS. Através do programa “Extensão Empresarial”, a equipe analisou e aprovou as instalações e serviços da empresa e o resultado foi a entrega de um certificado de qualidade. “Nem todo empresário é um administrador, e esse programa procura apontar e remediar esse fato”, explica Neto, o primeiro empresário rio-grandino a ser avaliado pelo “Extensão Empresarial”.
Os rio-grandinos, porém, ainda não tomaram conhecimento da existência da loja. Neto atribui essa resistência principalmente ao crescimento do mercado informal dos camelôs na região, que oferece produtos mais baratos ao consumidor. “É aquela velha máxima: santo de casa não faz milagre. Mas o reconhecimento local certamente virá nos próximos anos. Adotei Rio Grande como a minha casa”, observa o empresário, natural de Jaguarão/RS.
Para os próximos meses está sendo desenvolvido pela equipe de trabalho um novo invento, o Soldar 2020-L. É uma máquina de solda a laser. “A tecnologia avança de modo assustador e é preciso acompanhar essa evolução sempre”, comenta Neto. Acompanhando esses avanços estão também a esposa e o filho do empresário, que auxiliam nas atividades, e dois funcionários. “Se o ritmo continuar assim, o quadro de funcionários vai aumentar bastante”, projeta o empresário.



17/07/2007
- INFORME EMPRESARIAL

23/01/2006
- Analisando o setor da construção civil

17/01/2006
- Investindo pesado no esporte rio-grandino

09/01/2006
- Rumo às vendas do futuro

03/01/2006
- Sucesso no mercado de parafusos

26/12/2005
- Ele se considera um cidadão da Zona Sul

21/12/2005
- A concorrência é a maior aliada

12/12/2005
- O segredo da gastronomia é a qualidade

06/12/2005
- O sucesso nas vendas depende do trabalho duro

29/11/2005
- Novo conceito no ramo da construção civil

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande