Rio Grande - Segunda-feira, 25/03/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Esportes 14/06/2004

Brazão de Armas do Conde de Porto Alegre


Casa onde nasceu o Conde de Porto Alegre, na rua Gen. Bacelar, onde hoje está a Galeria Conde





O estado em que se encontra o monumento e Marcílio Dias

Bicentenário do Conde de Porto Alegre

O Conde de Porto Alegre nasceu na então Vila do Rio Grande de São Pedro em 13 de junho de 1804, tendo o mesmo nome do pai e do avô, todos sul-rio-grandenses e com destacadas ações em favor da consolidação das instituições brasileiras.
Manoel Marques de Souza aos 13 anos alistou-se como cadete no 1o Regimento de Cavalaria Ligeira da “Divisão de Voluntários Reais”, localizada em Montevidéu. A seguir, tomou parte, de 1818 a 1822, nas lutas no Uruguai, sendo condecorado, por sua ação destacada, em 14 de junho de 1818. Foi promovido a alferes ajudante-de-campo do capitão-general Carlos Frederico Lecôr. Em 18 de maio de 1823, em Las Piedras, combateu ao lado do pai, que era brigadeiro, e foi promovido a tenente para o Estado-Maior do Exército, por decreto de 1o de dezembro de 1824, tendo seguido para o Rio de Janeiro, onde matriculou-se na Academia Militar. Continuando na sua carreira sempre brilhante, conquistou todos os postos até tenente-general do Exército. Também na área política destacou-se como Ministro da Guerra, deputado e senador, tendo sido, por seus contínuos esforços pelo engrandecimento da pátria, agraciado com os títulos de barão, visconde e conde, com grandeza.
Pouco depois de ter completado 70 anos de idade, veio a falecer no Rio de Janeiro em 1875. Seu corpo, embalsamado, foi transportado em navio da Marinha para Rio Grande, onde permaneceu em câmara ardente na Igreja do Carmo até ser transladado para Porto Alegre, onde foi sepultado, a pedido da família. Dez anos depois, a capital gaúcha prestou sua homenagem ao herói rio-grandino, inaugurando o primeiro monumento erguido em praça pública naquela cidade.
*Colaboração: Prof. João
Marinônio Carneiro Lages

Nossos Monumentos
Na sexta-feira, 11, transcorreu o 139º aniversário da batalha naval do Riachuelo, onde um dos heróis rio-grandinos se destacou: o marinheiro Marcílio Dias. Seu monumento, custeado pelos cofres municipais, ao tempo do prefeito Roque Aita Jr., foi obra do escultor paulista Humberto Carpinelli, o mesmo que criou o monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes. Inaugurado em 7 de setembro de 1940, representa o heróico marinheiro no momento culminante da luta, tendo ao lado um mastro onde nos dias festivos é içada a bandeira nacional. Está localizado na antiga Praça da Bandeira, hoje Praça Marinha do Brasil. Desde 11 de junho de 1960 o monumento guarda os restos mortais da mãe de Marcílio, dona Pulcena Dias.
Alguns anos antes, o escultor italiano Matteo Tonietti, radicado em Rio Grande, esculpiu um busto de Marcílio Dias, para que fosse passado para o mármore e viesse a figurar em local público. No entanto, os administradores do passado consideraram que um busto era pouco e, por isso, a obra de Tonietti continuou em gesso e está hoje guardada na Biblioteca Rio-Grandense.



29/04/2003
- Karate foi destaque na Festa do Mar
- Rio Grande tem uma pedreira no Bento Freitas
- Natação em Foz do Iguaçu
- Mais um título para a cidade no fisiculturismo
- Vem aí a Copa Leão do Parque
- Futebol gaúcho em alta
- São Paulo busca vitória contra o Farroupilha
- Rei da Ilha foi o melhor caíco

20/04/2003
- Rally Rota Sul termina na Festa do Mar
- Campeonato de Tiro já tem os campeões

<  86  87  88  89  90  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande