Rio Grande - Terça-feira, 19/11/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Esportes 21/02/2007

Rio Grande e São Paulo protagonizaram clássicos Rio x Rita inesquecíveis pelos Campeonatos Citadinos

O futebol com um saudoso passado de glórias

Desde os anos 90, com o rebaixamento do São Paulo, Rio Grande não tem um representante na Série A do Campeonato Gaúcho. Os mais velhos, porém, lembram de um passado de Campeonatos Citadinos com casa cheia e confrontos inesquecíveis. Nosso futebol tem três títulos estaduais com cada um de seus representantes. O primeiro veio com uma façanha do São Paulo em 1933. Ao vencer o Grêmio e se sagrar campeão gaúcho, o Leão do Parque interrompia a maior série invicta da história do tricolor porto-alegrense, que estava desde 1931 sem conhecer a derrota.
Em 1936, foi a vez do Rio Grande chegar ao topo, vencendo o Internacional na decisão. O Rio-Grandense, fazendo jus ao nome de Guri Teimoso, foi o último rio-grandino a chegar ao título ao bater o Grêmio Santanense.
Rio Grande: a maior esperança para a Segundona é o Mais Velho. Presidido pelo advogado Alexandre Lindenmeyer, o clube trabalha desde novembro e montou uma comissão técnica competente para disputar o Gauchão e voltar à elite gaúcha. O técnico é Joel Cornelli e o plantel é formado por jogadores oriundos das categorias de base mesclados com atletas mais experientes. A estréia é no dia 4 de março, contra o Bagé na Pedra Moura. A última vez que disputou a Série A, foi em 2000, mas como convidado pela FGF pela passagem dos 100 anos.
São Paulo: passando por dificuldades financeiras, o Leão também vai disputar a Segundona. O técnico será o experiente Toquinho e o goleiro Everton, que estava no clube, deve permanecer.
O São Paulo é presidido por Waldercy Teixeira de Mello e tem a maior conquista de um time local nos últimos anos. Em 4 de agosto de 1985, o clube conquistou o título da Taça Bento Gonçalves em cima do Internacional de Porto Alegre. O time titular tinha Nando; Marco Antonio, Carlão e Zé Moraes; Paulo Barroco, Odir, Ernane, Evans e Isaias; Rodinaldo e Luisinho. O técnico era Jaime Schimidt.
Rio-Grandense: licenciado de competições oficiais, o Guri Teimoso deve disputar alguns jogos amistoso com o São Paulo nos dias 21 e 28, mas a principal preocupação da atual direção, dirigida por Adilson Marandini Nunes, é recuperar o estádio Torquato Pontes, o Colosso do Trevo. O clube possui um time jovem, Sub-20, e deve continuar a experiência com as categorias de base. Na memória do seu fanático torcedor, fica um Citadino no final dos anos 70, quando o clube venceu o São Paulo, no Aldo Dapuzzo, por 2 x 1. O rubro-verde era treinado por Aparício Vianna e Silva, mais tarde demitido, e tinha jogadores como Letiéri, Motor e Astronauta. Com Ari Castro no ataque, Tatalo no meio-campo, a bravura do volante Ronaldo à frente da área, mais Zé Maria e Hugo Rosa nas laterais, o Rio-Grandense conquistou o penta. Mas os saudosos lembram também das pedras no sapato, como o Gepo de Tupanciretã e Armour de Livramento, na disputa da extinta Divisão de Acesso.



19/06/2007
- Arcor confirma Rústica de São Pedro
- Rio Grande perde mas mantém o segundo lugar

16/06/2007
-  Liga de Veteranos divulga nova rodada
- Leão do Parque encerra atividades no semestre
- Gremistas mobilizados pelo terceiro título
- Em busca da primeira vitória fora
- Pausa para pôr ordem na casa
- Tricolor de reservas contra o Cruzeiro
- Mais Velho encara o Pelotas na Boca do Lobo

17/01/2007
- Atleta participou de todas edições da supermaratona

<  6  7  8  9  10  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande