Rio Grande - Terça-feira, 22/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Rio Grande - 270 anos 21/02/2007
Indústria pesqueira tenta recuperar o sucesso do passado

A atividade pesqueira do Rio Grande do Sul, por questões geográficas e graça à vocação dos portugueses que aqui se estabeleceram, fez do Rio Grande um dos mais importantes portos pesqueiros do país, a ponto de, na década de 70, ter apresentado volumes de pescado aqui desembarcado superiores aos demais portos brasileiros. Entretanto, a exemplo do que tem ocorrido em todo o mundo, o crescimento e o desenvolvimento tecnológico vêm exaurindo os recursos pesqueiros tradicionais.
A redução da oferta de matéria-prima para as indústrias é uma realidade que vem se acentuando, principalmente a partir dos anos 80. Aí, nos anos 60 e 70 Rio Grande, que ostentava um parque industrial pesqueiro com mais de 30 indústrias, dando emprego a um contingente de mais de 17 mil pessoas, conta com pouco mais de dez indústrias empregando, diretamente algo em torno de 3 mil pessoas.
Essa situação principal, aliada às questões conjunturais vividas pela economia gaúcha e brasileira  - como a elevada carga tributária e a valorização do real - fez crescer a informalidade no setor, fato que tem trazido preocupação ao empresariado e governantes. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, criada a partir do primeiro mandato do governo Lula, já encontrou o setor envolto nesses problemas não tendo conseguido até o presente momento dar a resposta esperada.
O presidente do Centro de Indústrias de Rio Grande, Paulo Edison de Mello Pinho, espera que, a partir desse segundo período, possa evoluir e ver implantadas políticas que possam caminhar no sentido da recuperação e que, nesse processo, Rio Grande tenha uma expectativa de dias melhores. Por outro lado, o setor da construção naval e o florestal madeireiro nos dão a certeza de que estamos fadados a um significativo desenvolvimento nos próximos anos.
E essa perspectiva, segundo ele, “transmite a certeza de que temos um grande futuro pela frente”, assinala. “Não podemos deixar, entretanto, de mencionar a confiança que temos no  desempenho, cada vez mais eficiente, de nosso porto - nossa grande vocação, confiança essa realimentada a cada ano com a comprovação de significativos índices  de crescimento”. (LEB)



21/02/2007
- A prova que faz parte da nossa história
- Terminais portuários planejam investimentos

1  2   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande