Rio Grande - Sexta-feira, 15/12/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. 19º
:: Max. 25º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



90 anos do Porto de Rio Grande 14/11/2005
Comemorações de aniversário terão programação variada

Nesta segunda, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza o 6º Concerto do Projeto Alma Viva, em Rio Grande, em comemoração aos 90 anos do Porto Novo. A apresentação promovida pela Superintendência do Porto (Suprg) ocorre no Teatro Municipal e é destinada a funcionários do porto e convidados.
Sob a regência do maestro Túlio Belardi, a orquestra apresenta a abertura da ópera “As Bodas de Fígaro de Mozart”, o Concertino número 4, Op. 4 em Mi Bemol Maior para Trombone e Orquestra de F. David, que será interpretado por Cezar Cielo Guerra e a Sinfonia número 40, em sol menor de Mozart.
Os 90 anos do Porto Novo, comemorados nesta terça-feira, estão sendo celebrados pela Suprg com uma programação especial que envolve atividades culturais, esportivas, religiosas e de entretenimento. A próxima apresentação da Ospa será no dia 22 de novembro em Jaguarão. No dia 29 de novembro, a orquestra retorna a Porto Alegre, com o concerto de encerramento do projeto Alma Viva, no Teatro da Ospa, sob a regência do maestro de renome internacional Emil Tabakov e solo do pianista Luis Fabiano Rabello.

Regente
Túlio Belardi nasceu na Argentina, mas naturalizou-se brasileiro. Especialmente dedicado à produção de operas, operetas e zarzuelas, Belardi realizou sua formação como regente no Conservatório Universitário de Montevidéu (Uruguai) e no Teatro Colón (Argentina), tendo atuado com as principais orquestras do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela.
Transferido para Porto Alegre, em 1970, foi promovido a regente auxiliar do Maestro Pablo Komlós na Ospa. Atualmente, é coordenador do Conservatório Pablo Komlós e atua como Regente de Orquestra da Ospa.

Solista
Vencedor do Concurso Jovens Solistas da Ospa em 2002 com a obra Concertino para Trombone e orquestra de Ferdinand David, Cezar Cielo Guerra integra, desde 2004, o naipe de trombones da Ospa. Ao longo da carreira, integrou diferentes orquestras e grupos musicais, entre eles: Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Grupo de Metais da UFSM, Big Jazz de Santa Maria e Orquestra de Sopro de Novo Hamburgo. Participou de festivais, como Festival de Inverno de Vale Vêneto, Festival de Curitiba, Festival de Inverno da Unisinos, Festival de Campos do Jordão, entre outros. Atualmente faz parte do Quinteto de Metais da PUC-RS e do Grupo de Câmara da Família Guerra.
A programação começou no dia 1o com a realização de missa na igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ocorrem ainda rústicas, regatas e campeonato de futsal. A partir desta segunda-feira, serão realizadas inscrições para a II Edição do concurso fotográfico Matteo Tonietti com o tema- “Instalações Portuárias da cidade do Rio Grande - numa visão artística”, organizado em parceria com o Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen.
Na quarta-feira, Mostra Fotográfica 90 anos do Porto e Barra do Rio Grande que será exposta na Assembléia Legislativa do RS e na Fiergs em Porto Alegre. A mostra conta com 32 painéis com um total de 64 fotos que contam a história do Porto até os dias atuais.
No dia 27, às 8h30min – Prova de Pesca comemorativa aos 90 anos, que será realizada no Molhe Oeste e conta em sua organização com a parceria do Clube Regatas Rio Grande.
Dia 28, às 14h, Inauguração do Novo Pórtico de Acesso ao Porto Novo e instalações (Portão 4), com a presença do governador do Estado, Germano Rigotto, e do secretário dos Transportes, Alexandre Postal. No mesmo dia, às 16h, inauguração de um painel próximo ao Molhe Oeste (4 X 2,5 metros), contendo uma foto aérea dos molhes e informações a respeito de sua construção.



28/06/2007
- Movimentação no porto aumenta 6,92% em cinco meses do ...

14/11/2005
- Porto do Rio Grande e Molhes da Barra: há 90 anos de br...
- Área ambiental tem recebido bastante atenção
- Veículos são a vedete da movimentação no cais
- Ex-diretor conta como o Porto se tornou moderno e compe...
- Porto é divido em vários segmentos de carga
- Funcionária aposentada diz que o Porto foi sua segunda ...
- Com a palavra...
- Benefícios do Porto vão além das fronteiras da economia
- Superintendente afirma que Porto do Rio Grande conquist...

1   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande